O que é astrologia?

A Astrologia é um estudo de gerenciamento de vida, possibilitado, entre outras coisas, pelo autoconhecimento que ela promove. Nasceu da observação dos fenômenos celestes e sua correlação com o comportamento humano, sobretudo a partir do movimento dos planetas e da mudança das estações do ano. Os planetas, foram nomeados pelas civilizações em que este saber foi cultivado e seus nomes atuais derivam da mitologia greco-romana, aos quais seus atributos correspondiam: Vênus, a deusa do amor; Mercúrio, o deus mensageiro; Marte, o deus da guerra e Júpiter, o deus do dia, do raio, rei dos deuses. Torna-se relevante dizer que a Astrologia vai muito além dos signos, sendo um conjunto complexo de cálculos que determinam um sistema onde você é o centro e se interliga aos astros que lhe cercam. Como isso ocorre? Esse sistema é gerado a partir da data, hora e local do seu nascimento. Quanto mais aproximados do momento exato em que você veio ao mundo, mais precisas serão as suas análises.

O estudo da Astrologia está presente nos primeiros aprendizados humanos, possivelmente vindo de tradições orais até ganhar bases em culturas que desenvolveram a escrita, como as da Mesopotâmia. Registros de diversos estudos podem ser encontrados em ruínas de quase todas as civilizações antigas, desde a Babilônia à Grécia, da China até Roma, cada qual com seu sistema próprio de análise.

Em cerca de 6 mil anos, esses estudos relacionando as modificações do céu com seus efeitos na vida dos seres humanos e na natureza ao redor vieram se desenvolvendo.

A partir do século XX, a Astrologia ganhou novas perspectivas, com a inclusão de conhecimentos da Psicologia. Essa aliança permitiu a criação de análises cada vez mais assertivas e direcionadas ao nosso cotidiano e ao que se passa interiormente em cada um. A Astrologia, portanto, transita entre a Tradição e a Modernidade, sendo sua linguagem constantemente atualizada sem perder as características estruturais originais.

Mas…como funciona a Astrologia?

Entre os vários fundamentos modernos estão o paradigma holístico, teoria da Sincronicidade, referências à mecânica quântica etc. De qualquer modo, a questão gira em torno de que as coisas existentes no Universo estão inter-relacionadas. Se todas as coisas estão conectadas entre si, a posição dos planetas em um dado momento de nascimento falará sobre essa vida, revelando seus potenciais, seus talentos, suas motivações, amores, recursos, como isso se desenvolve, entre outras coisas.

E as análises, como são feitas?

As análises astrológicas são feitas a partir das posições que os planetas ocupavam no exato momento do nascimento de uma pessoa, ideia ou evento. O papel do astrólogo é interpretar essas posições. Ele utiliza o mapa astrológico, considerando o dia, o mês, o ano, a hora e o local do nascimento do perfil a ser analisado, para tentar compreender a sua natureza através das posições celestiais. O registro das posições celestiais é representado na mandala astrológica. A partir daí, é possível calcular os aspectos que se formam entre planetas, casas e signos, para gerar a análise.

Qual o significado das Casas Astrológicas?

As casas astrológicas são as representações das áreas práticas da vida. Elas são definidas a partir de uma divisão do céu em doze partes, cujo ponto central é a Terra, mais especificamente, o local onde você nasceu. Cada uma dessas casas ganha as tonalidades do signo que é tocado por ela e também pode estar sendo ocupada por um ou mais planetas, dependendo do dia e da hora do seu nascimento. As casas funcionam como portas e regem significados distintos. Em resumo, elas podem significar, entre outros assuntos, o seguinte:

➔ Casa 1

Essa casa é a que tem início no signo Ascendente e representa aquilo que cada um enxerga como identidade. Ela representa a nossa individualidade, o nosso comportamento diante da vida.

➔ Casa 2

Essa casa mostra como você atribui valor às coisas do plano material, sua relação com o dinheiro e vida financeira.

➔ Casa 3

A Casa 3 é o setor que representa a relação de cada um com o meio ambiente imediato: Nossos irmãos e vizinhos, as viagens curtas, o pensamento concreto.

➔ Casa 4

Representa a raiz da vida de cada um, o núcleo familiar e, também, a área que representa uma visão geral do plano de vida de cada pessoa.

➔ Casa 5

Representa o que cada um cria a partir da consciência da própria identidade; o setor que representa o potencial criativo de cada um, assim como os filhos.

➔ Casa 6

Representa o dia a dia, a rotina de cada um e, por consequência, a saúde e como cuidamos dela.

➔ Casa 7 (Descendente )

Representa o que cada um busca no outro, o que cada pessoa “puxa” em suas parcerias (casamentos, associações e também inimizades).

➔ Casa 8

O “compartimento secreto da alma” Sexo e morte estão interligados, uma vez que o sexo é como uma pequena morte, e a morte é como nosso último grande orgasmo. Ou, ainda, o sexo é o que faz com que a espécie se perpetue diante da mortalidade.

➔ Casa 9

O setor que mostra a nossa relação com um meio ambiente mais amplo: Os parentes distantes, as viagens longas, o pensamento filosófico, a formação superior e crenças.

➔ Casa 10 (Meio do Céu)

O papel que cabe a cada um na sociedade, o chamado que cada um recebe para realizar algo que servirá a um todo maior, a reputação, a realização.

➔ Casa 11

São os ideais mais amplos de cada um, assim como as associações que fazemos em nome destes ideais: as amizades e outros círculos de afinidade.

➔ Casa 12

Esse setor revela, principalmente, a sombra sabotadora secreta que cada um carrega, assim como as condições fundamentais para que cada vida possa alcançar sua realização.  Mostra também como experimentamos e agimos em períodos de reclusão ou solitude.

Para aprender com os maiores especialistas e se tornar um, acesse nosso site e inscreva-se em nosso curso: ciadosastros.com.br.