planetas na astrologia

No post anterior, falamos um pouco sobre o universo da Astrologia, uma breve introdução. Neste, vamos um pouco além. Como funciona a questão dos Planetas na Astrologia? É sobre isso que vamos falar hoje.

A Astrologia denomina os principais astros do sistema solar como “planetas”, incluindo Sol e Lua. Esta denominação geral mesmo para nosso satélite e para nossa estrela, se dá devido à Tradição que herdamos da Antiguidade e Idade Média, que classificava os corpos celestes “errantes” (planetas são os astros errantes, estrelas são os astros “fixos”, do ponto de vista do observador na Terra).

Mais precisamente ainda, o mapa astrológico é calculado de modo “antropocêntrico”, isto é, centrado no ser humano, o que significa que todo o céu representado no gráfico do mapa se refere à posição ocupada pelo indivíduo no momento do nascimento num determinado local da Terra. Os planetas e suas múltiplas e irrepetíveis interações  são o que tornam um mapa único devido à sua constante mudança de posição no céu, e são mapeados da perspectiva mencionada acima. Dos “errantes” ou “planetas”, temos sete visíveis a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, e os supracitados Sol e Lua.  Esses são planetas considerados “pessoais”(Sol, Lua, Mercúrio, Vênus e Marte), pois retratam questões como amor, missão de vida, forma de pensar, etc.Júpiter e Saturno são os “planetas sociais”, que, entre outros atributos, lidam com situações nas quais a sociedade nos insere, nas leis, nas tradições etc. Já Urano, Netuno e Plutão

invisíveis a olho nu, são chamados de “trans-saturninos” (além de Saturno), “geracionais” ou “transpessoais”, pois indicam potenciais de transformação, evolução e regeneração em grandes ciclos que envolvem a coletividade e gerações inteiras.

Os planetas são considerados por muitos como arquétipos ou impulsos do comportamento humano, e em trânsito, são disparadores de situações potenciais em nossas vidas.

Os planetas no mapa astral revelam funções psíquicas e qualidades inatas, a forma como elas se expressam em sua natureza e ao seu redor (família, trabalho, relacionamentos etc). Cada planeta é considerado em três pontos:

➔ A casa que ele ocupa;

➔ O signo zodiacal que ele ativa;

➔ Os ângulos (aspectos) que ele faz com cada planeta.

Eis um brevíssimo resumo das características e qualidades de cada um desses fatores:

Sol

Esse astro representa a maneira como você expressa a sua natureza mais essencial, o seu eu na forma mais básica. Ele aponta a forma como você compreende o seu poder pessoal e a sua identidade, revelando a forma como você se afirma e se mostra diante do mundo.

Lua

A Lua é o astro relacionado às questões emocionais. Ela mostra como você lida com a sua sensibilidade e as reações emotivas que você tem diante da sua vida. Aqui também entra é levado em consideração os condicionamentos que você traz da sua infância.

Mercúrio

Esse é o planeta da razão. Mercúrio está relacionado a tudo que envolve o raciocínio e a inteligência humana. É também o astro da comunicação e do comportamento mental. Ele revelará a forma como você se expressa.

Vênus

Esse planeta é o representante da beleza e do amor. Ele mostra a sua forma de lidar com o amor, com o desejo, a sedução. Mostra onde se encontra os valores que você dá às coisas e às pessoas, como você enxerga o belo.

Marte

Marte mostra o seu relacionamento com as questões que exigem esforço e conquista. Como você lida com a sua força? Ele vai mostrar como funciona o seu espírito de luta.

planetas astrologia

A IMAGEM ACIMA MOSTRA VALORES APROXIMADOS DOS CICLOS DOS PLANETAS.

Júpiter

Esse astro mostra a forma como você vai buscar um sentido para a sua existência. Esse planeta revela as questões relacionadas a oportunidades, crescimento pessoal e objetivo de vida. A fé, a filosofia e o sentido de justiça também são temas representados por ele.

Saturno

A busca por estabilidade, esforço para ser bem sucedido, temores e tradições são representadas por Saturno. A forma como você pretende se destacar, a sua excelência e poder de determinação também são pontos importantes para esse planeta. As regras que regem a nossa vida e as escolhas morais pelas quais acabamos optando são demonstradas, entre outras coisas, na análise das posições de Saturno.

Urano

Urano representa a revolução e o nosso espírito de mudança. Em quais áreas você expressa sua originalidade? Aqui é mostrada a sua sede pelo novo, pelo desconhecido e também as grandes guinadas em sua vida.

Netuno

As relações com aquilo que possa ser considerado transcendente são mostradas em Netuno. Até que ponto as ilusões que criamos são reais ou crenças? Esse planeta representa tanto a solidariedade, o auto-sacrifício, quanto as fugas e vícios. Igualmente, mostra em que ponto nossa percepção se expande e se funde com a de todas as outras pessoas.

Plutão

Representa a forma como você lida com as questões relacionadas à morte e ao renascimento. Plutão vai mostrar a existência de um poder maior que você e como você lida com essa descoberta. Aqui você encontra suas compulsões, sua capacidade de regeneração, seu poder de modificar sua vida e a si mesmo, como numa metamorfose psicológica