Sempre damos maior importância àquilo que o se prevê para o futuro sobre nosso “signo solar” (o signo que o Sol ocupa no dia de seu nascimento) e parte das características da nossa personalidade quando lemos o horóscopo. No entanto, o Ascendente também é muito importante no entendimento na maneira de ser de cada um. Além disso, é necessário saber o que quer dizer o signo do zodíaco que se elevou no horizonte no exato momento em que você nasceu. Por quê? É o Ascendente que revela a forma como você se expressa mais claramente, como se mostra e como canaliza a energia do signo solar e de outros fatores decisivos do mapa. É também ele que vai ditar as posições das casas do mapa astrológico e dos planetas nessas casas, como já vimos em um outro post.

Compreendendo o Ascendente

O Signo Ascendente está sempre a Leste do local de nascimento, naquele dia e naquela hora e minuto. Se quer saber onde está o Ascendente de um dado momento num dia qualquer, basta olhar para Leste. Ali os signos do Zodíaco parecem se erguer no céu. Isso acontece por causa do movimento da Terra: o horizonte, na verdade, é que está se movendo, fazendo com que o céu pareça se mover para cima, daí o nome se referir a “ascender” ou “subir”, “elevar”. Num único dia, ou seja, em 24 horas, todos os 12 signos passam pelo horizonte a Leste. Por isso, é muito importante saber o dia, a hora e o ano exato do seu nascimento, assim como as coordenadas geográficas de sua cidade (o próprio astrólogo faz isso, você só precisa dizer o nome da cidade) a fim de saber qual é o seu Ascendente com precisão

Como vimos acima, se ao longo de 24 horas, todos os signos se elevam no horizonte, quer dizer que de duas em duas horas o signo ascendente muda.

Significado

O ascendente representa em si, o momento em que você provavelmente respirou pela primeira vez, seu nascimento propriamente dito, sua chegada neste mundo. Sendo assim, representa, em parte, seu corpo, a forma como você consegue lidar mais naturalmente com o mundo que o cerca, sua identidade mais básica a desenvolver. É também o momento em que o seu corpo entra em contato com o mundo exterior de forma individualizada, já sem a proteção do ventre materno. O ascendente funciona como uma “máscara” ou “veículo” para o que compõe sua personalidade (que é todo o conjunto do mapa) e para as circunstâncias que você experimenta ao longo da vida, representadas pelos planetas e outros fatores importantes nas casas astrológicas.