A Astrologia é um saber que nos ajuda em diversas áreas práticas. Já falamos um pouco sobre ela no primeiro post. Trata-se de um instrumento que, ao se pautar pela observação da relação entre as posições dos planetas no céu e os acontecimentos aqui na Terra, torna-se um estudo de gerenciamento de vida, possibilitado, entre outras coisas, pelo autoconhecimento que ela promove.Dentro da Astrologia há vários estudos específicos, cada um com um tipo de direcionamento e objetivo. São eles: Astrologia Natal, Sinastria, Astrologia Médica, Astrologia Empresarial, Astrologia Preditiva, Astrologia Financeira, Astrologia Vocacional, Astrologia Infantil, Astrologia Horária, Astrologia Eletiva, Astrologia Mundial, Astrologia Politica e outros subgêneros que compreendem estudos dos símbolos, História da Astrologia e correlações com artes divinatórias, terapias etc.

A Astrologia Natal (ou astrologia “genetlíaca” ou “judiciária”, como se denominava séculos atrás) trata do estudo do popularmente conhecido “mapa astral” ou “mapa astrológico”, de nascimento, ou seja, a visão geral de como será a vida dessa pessoa, sua personalidade, qualidades e fraquezas, além de mostrar quais setores estão mais evidenciados em períodos específicos. Nesse sentido, esse campo da Astrologia está estritamente relacionado ao estudo do indivíduo e seus potenciais em diversas circunstâncias de vida, abrangendo todas as tendências gerais que podem ser experimentadas ao longo da vida, como filhos, relações, trabalho, família etc.

A Sinastria tem estado em muita evidência, pois estuda as compatibilidades dos indivíduos e as adequações comportamentais possíveis para gerenciar os relacionamentos e viver mais plenamente os afetos. Também é aplicada no entendimento das parcerias profissionais, em relações contratuais, por exemplo. A Sinastria não informa se duas pessoas “darão certo”, mas dá orientações muito claras sobre como reforçar os pontos em comum e atenuar os pontos de potencial conflito. Ajuda os interessados a antecipar eventuais crises e a contornar aquilo que, na combinação dos mapas, seria muito difícil para a convivência, mesmo que, no início da relação tudo pareça um mar de rosas. Trata-se, enfim, de saber em quais áreas ambos são compatíveis e quais delas eles terão que trabalhar para alcançarem o crescimento juntos, materialmente e espiritualmente.

A Astrologia Médica é uma área mais eficaz quando estudada e colocada em prática por médicos e pessoas que trabalham na área da saúde ou quando o astrólogo atua em parceria com esses profissionais, indicando os clientes para exames e confirmações. Esta área pode ser usada no auxílio de diagnóstico e explora quais problemas de saúde uma pessoa pode apresentar em sua vida, ou então quando eles irão surgir, ou se já se manifestaram, quando será o melhor tempo para realizar uma cirurgia ou iniciar um tratamento médico. Igualmente, pode indicar o desenvolvimento da doença e estimar um tempo de tratamento de acordo com o movimento dos planetas no céu sobre o mapa de nascimento.

A Astrologia Empresarial é o estudo que trata do desenvolvimento de organizações, das etapas de crescimento e retração das empresas, de suporte em contratações, RH, novos empreendimentos e projetos dentro de uma instituição e do apoio aos empresários ou dirigentes.

A Astrologia Preditiva, na verdade são várias técnicas usadas para fazer previsões bastante objetivas, como as Progressões Secundárias, os Trânsitos, os Retornos Solares, entre outros. Todas trabalham com a idéia de ciclos pessoais em desenvolvimento e de experiências em potencial que cada um pode vir a ter ao longo do tempo. A Astrologia Horária, que veremos mais adiante, é também uma técnica de previsão, mas com outras particularidades.

A Astrologia Financeira, traça estudos comparativos e orientações no mercado financeiro para investidores, quase sempre com base em ciclos que são concomitantes às altas e baixas em mercados de ações e outros indexadores.

A Astrologia Vocacional, atua na identificação das vocações e aptidões potenciais no mapa. Facilita a escolha de cursos profissionalizantes, de faculdades e pós-graduação, de orientações profissionais em geral e recolocações em mercado de trabalho através do estudo das correspondências entre o mapa natal, os ciclos atuais no mundo e os ciclos pessoais de permanência e mudança.

Astrologia Infantil, é uma ramificação da leitura do mapa astrológico de nascimento (Astrologia Natal), mas com enfoque nas necessidades dos pais de gerenciarem melhor sua relação com filhos pequenos ou recém-nascidos. Normalmente se faz a leitura do mapa natal da criança indicando potenciais que ela tem ao longo da vida, focalizando as relações dela com os pais, sua saúde, os ciclos dos anos iniciais até os 7 anos, o início da educação etc.

A Astrologia Mundial muitas vezes dialoga com a Astrologia Política. A primeira lida com grandes ciclos e suas repercussões na vida de países, continentes, nas tendências coletivas, nos modismos, nas ondas de interesses de determinadas épocas, na repetição de ciclos que no passado coincidiram com determinadas situações, como guerras, epidemias, crescimento populacional etc. A Política já é um tanto mais focada em mapas de líderes e de países, seu desenvolvimento, as questões partidárias, eleições etc.

A Astrologia Horária é utilizada para responder perguntas baseadas no horário e local em que a pergunta é feita ou onde o astrólogo se encontra ao entender a pergunta. Normalmente se responde bastante objetivamente, como “sim” ou “não”, mas é possível responder de modo condicional: “sim, se fizer isso, não, se fizer aquilo”. Um exemplo objetivo seria: “Vou conseguir vender meu carro?” ou “Serei aprovado no concurso público?”. No geral, a consulta de Astrologia Horária é mais curta que uma consulta normal ou integral, com leituras mais extensas sobre vários assuntos. Ela funciona como uma espécie de oráculo.

Por último, mas não menos importante, há a Astrologia Eletiva; que serve para responder a um tipo de pergunta, qual será a melhor data para a realização de um evento. Por isso, é usada estritamente para a escolha da melhor data e horário possível para os mais diversos tipos de eventos e projetos, inclusive a abertura de um negócio.