Na mitologia grega, Cronos era um dos Titãs, e pai de Zeus.  Na astrologia, Saturno está associado à restrição e limitação. Ao contrário de Júpiter, que se expande, Saturno contrai.

Durante muito tempo acreditou-se que Saturno era o planeta mais distante do sistema e que representava um “limite” no Universo. Na Astrologia, Saturno é a representação simbólica do limite da experiência humana. É também conhecido, por algumas linhas de interpretação astrológica, como o “Senhor do Karma”,  o grande mestre da vida. É assim considerado porque nos mostra sempre o que aprender; indicando onde mora nosso medo, insegurança, resistência e o que precisamos vivenciar e compensar com esforço e perseverança.

Breve Lista de Características de Saturno

  • Senhor do tempo;
  • Mostra nossa capacidade de perseverança nos desafios, amadurecer nossas metas e assumir nossas responsabilidades.
  • Mostra os princípios do limite e restrição;
  • Atitude prática e realista diante da vida.
  • Disciplina e o dever;
  • Planejamento e a lógica;
  • Planeta da experiência, da cautela e da ambição;
  • O “Senhor do carma”.

Como qualquer outro planeta, Saturno está sempre presente em algum local do mapa astrológico. Dependendo das condições em que ele se encontra, por signo, por casa astrológica ou em contato com outros planetas, pode indicar restrições e formas arraigadas de bloqueio psicológico ou padrões repetitivos difíceis de lidar, em sociedade. Por isso, é uma área sombria, da qual todos procuram se abster, mas que faz parte do crescimento necessário para adquirir maturidade e experiência de vida.

S A T U R N O – POSITIVAMENTE

S A T U R N O – NEGATIVAMENTE

Sabedoria

Restrição

Limites

Medo

Estrutura

Inflexibilidade

Responsabilidade

Conservadorismo

Maturidade

Dificuldades

Ambição

Atrasos

Estatuto

Esforço

Os nativos de Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes do terceiro decanato, ou seja, que são nascidos nos últimos 10 dias do signo, têm uma oportunidade, neste período, de dar fim aos assuntos pendentes; assuntos ligados à responsabilidade, estrutura, organização, saúde, trabalho e relações afetivas. Tudo será reavaliado e ponderado, muitas responsabilidades são cobradas durante a fase. Nesse período, serão criados novos métodos de avaliação, escolhas e decisões que renderão crescimento e maturidade, além da tomada de consciência. Preparem-se para alguns atrasos e resistências por parte de terceiros, sobretudo de autoridades. Não desafiem, contornem, aceitem provisoriamente. Em poucos meses essas resistências e obstáculos se transformam em plataformas de lançamento, favorecendo os resultados de seus esforços.