Todo mundo passa por diferentes fases durante a vida. Fases de insatisfação, mudanças, reavaliações, entre outras. Geralmente, essas fases coincidem com os chamados trânsitos planetários. Esses trânsitos começam, têm um meio e um fim. Por isso, é necessário entender que, assim como a vida, eles também passam, e é tarefa deles indicar em que etapa desses processos estamos vivendo, além do melhor caminho para atravessá-los. Esses trânsitos, isoladamente, não produzem nem bons nem maus acontecimentos, mas apenas indicam a manifestação de certas características que podem coincidir com determinadas situações, agradáveis ou não.

Cada planeta se desloca em sua órbita, percorrendo todo o zodíaco, até volta novamente para o seu lugar natal. Nesta trajetória os planetas formam ângulos com os outros planetas e fatores do mapa, os chamados aspectos, e isso altera a forma como experimentamos cada realidade que cada um desses fatores representa . Entre os aspectos mais importantes estão aqueles que ocorrem acontecem quando o astro passa por quatro pontos:  a primeira quadratura, a oposição, a segunda quadratura e a conjunção ou sua revolução.

O Ciclo de Cada Planeta

A seguir um resumo bem sucinto de como se pode dar o trânsito de cada um dos planetas lentos (Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão). Você poderá conhecer a fundo os efeitos desses processos em nossos cursos da Cia. dos Astros.

Júpiter

Não usar referência a horóscopo chinês – é totalmente diferente do que usamos aqui. Os retornos de Júpiter indicam períodos de questionamento ético e filosófico, desenvolvimento espiritual e oportunidades materiais.Nos aspectos jupiterianos por trânsito não entramos com tanta frequência em crises pessoais e profissionais, e as dificuldades mais sérias irão surgir durante os ciclos de Saturno, Urano, Netuno e Plutão, quando esses planetas enviam aspectos mais difíceis aos planetas do mapa natal.

Saturno

Os ciclos de Saturno estão entre os que mais se referem à vida profissional e levam o indivíduo a crescer, pois sempre que a pessoa passa por uma fase saturnina, ela se vê obrigada a consolidar, construir, lidar com obstruções e com o poder. É o que acontece a cada 29 anos e meio, quando o planeta faz seu retorno na vida de cada um de nós. E quem viver ao longo de um ciclo completo de Urano – 84 anos – passa, portanto, por três retornos de Saturno. Em cada um desses ciclos existem quatro períodos críticos, de sete em sete anos, quando o planeta faz aspectos desafiadores a ele mesmo.

A primeira quadratura, aos sete anos,  são os primórdios da razão, junto ao processo da alfabetização ou dos primeiros passos na construção de uma identidade. Pela primeira vez há o questionamento da autoridade dos pais e, posteriormente, dos professores. A próxima crise, a oposição de Saturno, é aos 14 anos; época da adolescência, traz diversas crises e questionamentos.

A segunda quadratura também é crítica, aos vinte e um anos, quando o sujeito passa a se responsabilizar, geralmente, pela sua vida.

Durante cada ciclo de Saturno há características próprias. No primeiro deles, até os 29 anos, o indivíduo se desenvolve até tornar-se adulto. O retorno do planeta dá início a uma nova etapa, que muitos vão chamar de “crise dos 30 ou dos 29 anos”. A profissão pode se tornar um desafio, já que em muitos casos, o retorno de Saturno indica uma mudança radical em relação à carreira.

O próximo momento crítico é aos 36 anos, onde há toda uma nova série de questionamentos, abrindo a fase em que nos preocupamos com o tempo de que dispomos enquanto vivos e com aquilo que poderemos, a partir dali, produzir de relevante no mundo e pessoalmente.

Aos 42 anos, o ciclo de Saturno coincide com o hemiciclo de Urano e com a quadratura de Netuno em trânsito com Netuno do mapa natal. O segundo retorno de Saturno, aos 56 anos, é o marco de uma nova etapa da vida, bastante produtiva, a despeito de haver uma preocupação maior com a saúde e um preparo para os tempos futuros em que não se terá a mesma capacidade de trabalho.

Ciclos de Urano

O primeiro aspecto desafiador de Urano, pode ocorrer entre 18 e 21 anos.

O momento mais importante no ciclo de Urano é entre 39 e 42 anos. Como o retorno de Saturno, aos 29 anos, este é um período marcante de transição e de reorientação psicológica. Nessa época, costuma-se sentir necessidade de “viver aquilo que não se viveu” nas décadas anteriores. O trânsito de Urano faz com que as pessoas tenham coragem de mudar, seja lá o que for, e pode-se fazê-lo radicalmente.

Entre 60 e 63 anos, Urano faz mais uma quadratura à sua posição natal (após isso, há oretorno, aos 84 anos, e, caso o indivíduo viva bastante, experimenta uma nova quadratura com cerca de 105 anos de idade).

Urano sempre implica maior liberdade e independência e alguns se sentem mais intensos e revitalizados neste período da quadratura dos 60, mais livres e seletivos em relação ao que realmente importa.

Ciclos de Netuno

Em seu primeiro aspecto crítico, que pode ocorrer entre os 36 e os 42 anos, elementos irracionais invadem a consciência e abalam as crenças existentes. Para alguns pode ser  um período de crise espiritual, enquanto para outros é um momento de ruptura com as ilusões que fazem com que se mantenha uma situação desagradável sem que se faça esforço para mudar.  Muitos se conscientizam agora dos seus desejos insatisfeitos, dos sonhos e objetivos não realizados. Começa-se a adquirir valores mais sublimes (aprender a tocar um instrumento, fazer fotografia, estudar filosofia) na relação ao coletivo ou se assume uma postura espiritualista, quando há alguma tendência a tal coisa no mapa de nascimento, a olhar para dentro de si, de fato.

A oposição (hemiciclo) de Netuno em trânsito com Netuno do mapa natal ocorre em torno dos 84 anos. Dependendo do estado de saúde, pode ser  um momento de expansão de consciência. O indivíduo passa a perceber uma nova relação entre as coisas e adquire uma percepção ampliada da realidade em que vive. Para alguns, pode coincidir com o fim da vida, a dissolução dos liames entre a consciência e o corpo.

Ciclos de Plutão

A quadratura de Plutão em trânsito com Plutão do mapa de nascimento ocorre entre 35 e 41 anos. Sua oposição só ocorre em 120 ou 130 anos de idade, algo muito raro de se experimentar mesmo com os atuais avanços da medicina. Esta fase corresponde a um período de regeneração. Coincide com o que foi dito anteriormente sobre o trânsito de Saturno por volta dos 36 anos. Muitos travam uma luta consigo mesmo a fim de entenderem como podem ser mais eficazes, como fazer para deixar um legado e enfrentar o declínio da vida anos à frente.

Os desafios de Plutão através de seus ciclos costumam coincidir com o final de uma etapa de vida e início de uma outra, toda nova e repleta de possibilidades, ainda que o indivíduo esteja sentindo os efeitos e os apegos da fase que terminou. Durante essas fases de crise há a oportunidade de conscientização sobre os sentimentos negativos e de aceitá-los como parte de nós, de modo que podemos incorporá-los de modo mais construtivo.