Ao examinar seus nodos lunares (a Cabeça e a Cauda do Dragão), você ganha um plano de tomada de decisões que nem sempre são fáceis, mas necessário. Com ele, você é lembrado das escolhas que fez, qualidades, relacionamentos, entre outros aspectos que servem de ferramentas únicas para seu autodesenvolvimento.

Os nodos são fundamentais na Astrologia, mas não se referem apenas ao que comumente se divulga, como o Karma e Vidas Passadas. São características presentes, atuantes e intensas, parte do comportamento e de circunstâncias que cada um vive dia a dia. Podem mostrar o passado, bem como fazer previsões. São dois pontos conceituais, norte e sul, encontrados no mapa astral através do encontro da trajetória da Lua em torno da Terra e da trajetória aparente do Sol pelo Zodíaco. Na astrologia indiana ou Védica (Jyotish) são conhecidos pelos nomes Rahu e Ketu.

 O Nodo Sul tanto designa parte de nossa zona de conforto quanto representa talentos, automatismos ou naturezas inatas, muito embora possamos também perceber que o Nodo Norte represente, tanto quanto o Sul, tendências de comportamento que já se manifestam desde tenra idade.

Este último é a contraparte, o outro lado da mesma moeda, tão importante quanto.

 O Nodo Norte costumeiramente é tido como a missão e destino, mas ambos o são, de algum modo. Você o irá desenvolver na medida em que se aplicar no mundo com os talentos que já possui pelo Nodo Sul. Se observar bem, verá que o signo e a casa em que se encontra o eixo dos dois nodos representa esse trânsito de vai-vém entre os atributos e comportamentos daqueles mesmos signos e casas. Normalmente o Norte é um florescimento das potencialidades do Sul. Enquanto que o Nodo Sul mostra uma parte de seu comportamento que você nem sempre consegue perceber de imediato, dado o automatismo, o Nodo Norte é a expressão dos resultados dos esforços, o florescimento daquilo que você aprendeu e conheceu na experiência do Nodo Sul. É como se ambos fossem parte de uma Árvore Cósmica, sendo o Sul uma raiz e o Norte as flores e frutos. Ambos dependem um do outro e o domínio do eixo, não apenas de um dos nodos, é o que lhe trará satisfação e sentimento de missão cumprida.

Ao analisar os nodos é preciso levar em conta, além do eixo de signos e casas em que se encontram, os aspectos que fazem com o Sol, a Lua e os planetas, pois tudo isso é importante na leitura do mapa.