A Lua simboliza, entre outras coisas, a nossa satisfação emocional, aquilo que nos nutre emocionalmente e nos faz sentir seguros, confortáveis. Além disso, também mostra a nossa disposição, isto é, o que fazemos naturalmente, sem nenhum esforço, sem passar pelo filtro da mente racional.

No trabalho, independente da profissão exercida, a Lua em nosso mapa nos revela o que precisamos fazer para sermos felizes, para nos sentir seguros e à vontade. Indica o grau de satisfação que a pessoa tem ou não na sua ocupação. Por isso, a Lua desempenha uma função de destaque na área vocacional e, evidentemente, na escolha de nossa profissão. Somente se estivermos em sintonia com o tipo de energia peculiar da Lua em nosso mapa, ou seja, de acordo com o signo em que se encontra a Lua, é que nos sentiremos gratificados e emocionalmente satisfeitos com a profissão e o trabalho que escolhemos.

Com a Lua em Câncer, a pessoa sente segurança emocional quando estabelece laços e vínculos com as outras pessoas, quando assume uma função protetora, sente que tem raízes sólidas e lida com situações e ambientes conhecidos, familiares. A Lua em Câncer favorece, portanto, toda área de assistência dentro do contexto profissional, no qual a pessoa possa exercer a função de cuidar e ajudar os outros, as atividades onde possa criar uma intimidade.

A Lua em Câncer confere ao indivíduo uma disposição para conservar e preservar tanto os laços afetivos quanto os objetos com os quais também estabelece vínculos emocionais, a estruturar, a manter as tradições e a prover. A pessoa sente-se bem e à vontade em atividades profissionais que valorizam o passado, onde há necessidade de estabelecer vínculos emocionais.

Algumas áreas propícias em que a pessoa com Lua em Câncer irá se sentir plenamente acolhida: toda área de assistência, aconselhamento, medicina, enfermagem, culinária, comércio de antiguidades, decoração, escritor, novelista, construção, imobiliária.