O signo ascendente descreve o nosso temperamento; é o veículo comportamental que nós usamos para a mediação com o mundo. Cada um de nós possui uma qualidade específica que se localiza na base do mapa astral, na casa 4. Essa característica nos proporciona um sentimento de bem-estar que facilita o encontro rumo à felicidade.

A felicidade não é constituída de fatores externos, ou seja, ainda que muitas coisas boas aconteçam num determinado dia, todo mundo já descobriu que a felicidade e o contentamento é uma conquista que se dá dentro de cada um. Por isso, encontramos pessoas felizes ainda diante de circunstâncias externas desfavoráveis. Para cada temperamento, existe um ajuste. Quando a qualidade subjetiva interpessoal é atendida, que está lá no fundo da casa 4, a sensação geral dessa felicidade é comum a todos.

Essa sensação é a de estar bem consigo mesmo, de atender ao pedido da sua alma. Esse ponto da casa 4 que se chama fundo do céu, proporciona um sentimento de apaziguamento, serenidade e acolhimento, fazendo com que você fique mais indiferente ao que os outros pensam sobre você.

Se você liga para alguém e a pessoa não atende e isso te incomoda, por exemplo, é uma indicação clara de que você não está nesse ponto da casa 4. Se você está vulnerável ao que é externo, claramente você não está nesse ponto da casa 4. Quem está, vai a uma festa se sentindo a pessoa mais bonita, com a roupa adequada, confiante, segura, sem se importar com o que os outros pensam ou dizem. Se quiser, que queiram. Se não quiser, dane-se: esse é o sentimento de ajuste, de alicerce e conjugação subjetiva desse ponto da casa 4. Toca o telefone e você não atende, porque você não está com vontade; falam de você, você não liga; você fica perto de uma pessoa que puxa assunto e não dá papo e por aí vai.

O ascendente em Áries revela um temperamento ativo, atuante. O primeiro buraquinho no barco, o ascendente em Áries pula fora. Ele não fica esperando o que vai acontecer; antecipa decisões. No fundo do céu da casa 4, para ele se ancorar, temos o signo de câncer (seu hóspede), criando laços, vínculos, familiaridades e tendo um ponto de retorno onde se sente abrigado, chamado repouso do guerreiro. Mesmo tendo uma personalidade quase heroica é o acolhimento que vai ser referência, ou seja, a casa de campo, o convívio com pessoas que dão de volta uma referência: “Olha, eu estou aqui. ”

O ascendente em Touro tem uma personalidade que faz com que as coisas funcionem devagar, busca coisas mais duráveis, busca segurança, materializar e concretizar. Ao invés de ficar sonhando, ele vive dentro do concreto e do que é possível ser feito. O ascendente em Touro, ao contrário do de Áries, busca o viável. O que dá base, sustentação e apoio é o Leão no fundo do céu, ou seja, não aporrinhar; porque isso é sinal de que algo não presta. O que há por trás da alma dele é alguém que não quer se estressar. Quer evitar estresse e maus tratos? Siga o ascendente em Touro, porque eles são guiados pelo sentimento de auto merecimento, de convivência amena, tranquilidade, alegria e satisfação íntimas.

O ascendente em Gêmeos tem Virgem na casa 4. Seu temperamento é um temperamento mental, intelectualmente ativo, curioso e de muito movimento. O que sustenta o geminiano no ascendente, o que consegue ancorá-lo, é a organização material. O sentimento ou a qualidade e virtude que dá bem-estar a eles é o mapeamento perfeito da situação, nada de desordem; ele quer saber tim tim por tim-tim de tudo. Falam demais e sempre têm uma explicação para tudo, mesmo que esteja errada, é lógica e faz sentido. Eles não têm sossego sem isso, porque algo fica fora do lugar. Tanto Gêmeos quanto Virgem são regidos por Mercúrio. Por isso, ambos procuram explicação para tudo.

O ascendente em Câncer tem a casa 4 em Libra. Possui uma maneira de interagir com o mundo sensível, tomado pelas coisas, de estar afetado o tempo inteiro, ou seja, envolvido com tudo que acontece ao seu redor e as pessoas que convivem com ascendente em Câncer esperam mesmo que eles se envolvam. O que dá sustentação para essa pessoa em Câncer com Libra na casa 4 é harmonia. Então, mal-estar com as pessoas ao seu redor tiram o chão do ascendente em câncer. As coisas têm de estar harmonizadas, pacificadas, acompanhadas de sentimentos bonitos, para poder ter dentro de si um sentimento de equilíbrio. Sabe aquela pessoa que pede desculpa sem ter feito nada só para resgatar a harmonia e a paz? Pois então, o ascendente em Câncer com a casa 4 em Libra concede e se alimenta do que é pacífico.

O ascendente em Leão tem Escorpião no fundo do céu. Para levantar pra trabalhar, ele pensa “eu sou bacana, faço a diferença. ” Ele não pode ter uma alma frouxa, se não ele não sustenta a convicção de ter um lugar especial no mundo. O que dá âncora para ele é um sentimento interno de poder, ele não faz papel para manter as pessoas e coisas em sua vida. Não tem vingança, tem indiferença. É mais ou menos assim “eu me refaço, você… não sei.” O que há é um sentimento de recriação, você não vê um ascendente em Leão pedindo desculpa, se humilhando ribanceira abaixo.

O ascendente em Virgem tem um temperamento de uma pessoa que atua em circunstâncias previsíveis, porque ela responde e reage de uma forma sistemática. O ascendente em Virgem tem um fundo do céu em Sagitário. Por isso, ele tem que ter a dimensão de cada detalhe, o panorama geral da situação para avaliar criticamente um contexto. O que dá piso para um ascendente em virgem é saber mais sobre as coisas. Ele precisa de convicção, certeza, conhecimento e um sentimento interno, subjetivo de estar sendo justo, direito e ético. O tesão de um ascendente em Virgem é dizer “eu não disse? ”

O ascendente em Libra entuba as coisas, porque ele é profundamente estratégico. Engole todos os sapos do mundo, mas porque na conta dele convém. O que o define é estar no controle. Com fundo do céu em Capricórnio, o mundo todo pode estar enlouquecido, ele não. Do contrário, ele fica infeliz. Para ser feliz, ele precisa de tudo muito bem administrado. Uma expressão recorrente é “não vou perder meu tempo com isso. ”

O ascendente em Escorpião tem uma capacidade de esfriar as coisas porque possui fundo do céu em Aquário. Demonstra um sentimento de desprendimento e desligamento que faz morrer as coisas dentro dele, quando precisa. Sabe aquela expressão “morreu pra mim!? ” É a característica do corte brusco de Aquário, que quem tem Escorpião no ascendente conhece bem. Quando precisa sair de uma situação, corta-a com a maior facilidade do mundo.

O ascendente em Sagitário tem Peixes no fundo do céu. Possui um temperamento de aventura, buscando seguir a vida e o procurar sempre o passo adiante. O agora para ele é uma preparação do que ainda está por vir. Por isso, ele não fica agarrado, lembrando do seu passado. Nada para ele está definido, e sim possível de ser alterado e modificado: nada está pronto ou delineado.

O ascendente em Capricórnio tem Áries no fundo do céu. Como têm Áries de casa 4, possuem uma capacidade de persistência notável, porque eles se ancoram no sentimento ariano de desafio e de guerrilha, capaz de enfrentar qualquer obstáculo. Eles são independentes, não precisam contar com ninguém e, por isso, também não são protetores e não passam a mão na cabeça de ninguém.

O ascendente em Aquário tem uma formidável capacidade de não aturar coisas, situações ou pessoas que não o interesse. Isso se deve à sua casa 4 em Touro. Como Touro é um signo que busca conforto e estabilidade, tudo o que o desestabiliza bem intimamente (lá no fundo) um ascendente Aquário, ele corta e se livra sem a menor cerimônia!

E, finalmente, fechamos com o ascendente em Peixes, que tem um temperamento fluido, maleável e passivo, não necessitando dominar e mandar, mas sentindo uma grande facilidade em se adaptar a qualquer situação externa. Isso só seria possível porque, no mais íntimo do seu âmago, sua casa 4 ou fundo do céu, está Gêmeos, um signo duplo, ambíguo, adaptável, que consegue explicar porque fazer “A” e, igualmente, o porquê não o fazer, com a mesma coerência e lógica, sem que isso signifique uma contradição…