Vênus e Saturno trabalhando cooperadamente entre 2 e 4/11 facilitam o controle de gastos, a preservação do dinheiro e os acordos financeiro. Da mesma forma, as relações afetivas entram num clima de maior estabilidade e tolerância. Ao mesmo tempo, Vênus e Urano, em cabo de guerra, vão acrescentar uma boa dose de acontecimentos inesperados a essas questões.

A saída vem do Sol e Netuno, em comum acordo, nos presenteando com uma refinada percepção intuitiva. Confie nela para superar a instabilidade deixada por Urano.

No período entre 3 e 18/11, uma feliz combinação entre Saturno e Urano irá nos proporcionar o equilíbrio perfeito entre um saudável senso de responsabilidade e realidade, com um incrível arrojo para abraçar novas ideias e conceitos. Aquilo na sua vida que estava parado e não avançava, agora pode andar impulsionado por soluções criativas e inovadoras. É também uma boa oportunidade para dar um salto na sua carreira experimentando novas abordagens.

No dia 5/11, Mercúrio entra no signo de Sagitário, também nos empurrando para expandir nosso leque de conhecimentos e promovendo o debate de ideias. Só não queira abraçar o mundo, Mercúrio estará em Sagitário até 10/1/18.

Em seguida, é Vênus que muda de signo para Escorpião, onde está em exílio. Nesse período que vai de 7/11 a 1/12, as relações afetivas tendem a ganhar muita intensidade e passionalidade, porém com altas doses de desconfiança e ciúmes. O ideal é tentar não embarcar nessa onda, que pode guardar potencial altamente corrosivo para as relações.

De 8 a 10/11, Sol e Plutão nos ajudam a ganhar carisma, magnetismo e determinação. É um ótimo período para aparições públicas, se tivermos que nos dirigir a um grande número de pessoas. As questões afetivas ganham importância com a conjunção Vênus-Júpiter entre 12 e 14/11, ainda impulsionadas pelo trabalho cooperado entre Vênus e Netuno, de 15 a 17/11, dando um toque de romantismo e fantasia a elas. Mas as questões de comunicação ficam atrapalhadas pelo conflito de Mercúrio e Netuno entre 13 e 14/11, onde a compreensão racional pode ceder lugar à imaginação e à fantasia, afastando-se da realidade efetivamente comunicada.

Vênus e Netuno passam a cooperar entre si de 15 a 17/11, aumentando nosso interesse por artes, música e romance. Pode ser um bom momento para curtir uma saída romântica a dois.

De 15 a 19/11 Mercúrio e Marte se harmonizam, resultando em rapidez mental, sagacidade e o surgimento de soluções práticas e assertivas. A comunicação também fica mais direta e rápida, sem o uso de rodeios ou meias palavras. Porém, é necessário certo cuidado com o aspecto bombástico formado por Marte e Plutão entre 17 a 21/11, que pode gerar ferozes e imprevisíveis discussões, disputas por território e por controle sobre os outros. Evite-as a todo custo.

A lua nova de Novembro acontece na manhã do dia 18/11, sob o signo de Escorpião. Ao analisarmos esse momento para Brasília, observamos uma forte tensão entre o regente da lunação Plutão (junto ao Ascendente), em profunda tensão com Marte, indicando riscos de provocações e acirramento de conflitos, sendo estes duramente reprimidos por autoridades e pelo poder estabelecido. Por isso, é bom ficar atento e não entrar nesse jogo destrutivo, principalmente para os nascidos no terceiro decanato dos signos fixos (Escorpião, Aquário, Touro e Leão) até a próxima lua cheia, em 3/12.

Vênus e Plutão se entendem bem entre 20 e 21/11, favorecendo as relações afetivas que precisavam de um “revival”. Também é um período positivo para recompor as finanças e renegociar empréstimos e dívidas em condições mais favoráveis.

Com o ingresso do Sol em Sagitário a partir de 22/11, recebemos uma injeção extra de otimismo e fé no futuro. As questões filosóficas e as crenças pessoais e coletivas também ficam mais em pauta até 21/12, enquanto o Sol estiver nesse signo.

Mais para o final do mês de Novembro, Mercúrio forma dois aspectos importantes: um trígono com Urano entre 24 e 26/11 e uma conjunção com Saturno entre 26 e 30/11. Pelo lado de Urano, as comunicações tendem a ganhar grande agilidade, criatividade, embora com uma pitada de radicalismo. Porém, em seguida, Saturno “corta o barato” avançadinho de Urano e torna o raciocínio e o falar mais lento, focado e tradicional.

Júpiter e Netuno de 27/11 a 8/12, em harmonia, promovem um clima favorável à meditação e apreciação às artes e a tudo o que possa encantar os sentidos, desde observar uma linda pintura, ouvir uma música sublime, até observar uma paisagem da natureza sob os olhares subjetivos que somente Netuno pode fazê-lo alcançar.

Fechando o mês, Marte e Urano em oposição de 29/11 a 2/12 irão provocar atritos e confrontos sobre questões de espaço e liberdade individual. Disputas de trânsito e acidentes podem também acontecer. É bom evitar acirrar os ânimos, que tendem a ficar exaltados.