A Astrologia é um importante recurso para o autoconhecimento, assim como para uma leitura aprofundada de tudo o que nos cerca. Diversos assuntos podem ser observados e interpretados sob sua ótica, como por exemplo identificar traços de personalidade, pontos positivos e negativos, compatibilidades e até se fazer previsões e identificar tendências. Especificamente sobre os elementos, podemos inferir comportamentos de uma pessoa apenas analisando a tônica ou a falta de elementos do seu mapa natal. Como funciona isso?

Os signos são classificados em quatro elementos: Fogo, Terra, Ar e Água. Cada um deles desperta um conjunto de características e traços muito distintos que estão relacionados ao simbolismo do elemento em questão.

Você provavelmente já reparou em pessoas que são mais vigorosas, que despertam e animam todos ao seu redor. São, em suma, a energia do ambiente. E quando não estão por perto, costumam fazer falta até mesmo naquela situação mais corriqueira. Uma festa não é a mesma coisa sem elas. Já se perguntou o porquê?

É bem provável que tenham uma pontuação alta no elemento fogo. Fazendo uma breve analogia a ele, a substância vital das pessoas regidas por esse elemento se espalha como as chamas do fogo, que tendem a irradiar e fazer vibrar tudo que esteja próximo. E é a sua luz que dá o colorido ao ambiente.

No outro extremo, pessoas menos entusiasmadas, e que não costumam ser contagiadas pela agitação dos outros, são o oposto: possivelmente possuem uma baixa pontuação nesse elemento.

Algum desses aspectos descreve você? Para calcular o quanto de cada elemento possui em seu mapa, veja os passos a seguir. Primeiro você precisa saber que cada signo pertence a um elemento, da seguinte forma:

  • Elemento Fogo: Áries, Leão e Sagitário
  • Elemento Terra: Touro, Virgem e Capricórnio
  • Elemento Ar: Gêmeos, Libra e Aquário
  • Elemento Água: Câncer, Escorpião e Peixes

Depois, procure um website gratuito que possa calcular seu mapa astral. Assim poderá conhecer a localização de cada signo do seu mapa em seus respectivos elementos (Fogo, Terra, Ar e Água).

Use a pontuação da tabela a seguir para calcular os pontos de cada um dos dez planetas e Ascendente, e vá somando-os por elemento.

Observe então a proporção entre os pontos de cada elemento:

  • Se estiver entre 4 e 9 pontos, todos estão em equilíbrio e nenhum se destaca.
  • Se algum estiver acima de 10 pontos, esse elemento está em destaque no seu mapa
  • Se algum planeta tem menos de 4 pontos, há falta desse elemento no mapa.

Acesse o nosso Canal no Youtube e inscreva-se!