Dezembro já abre sob a influência de Marte e Urano, ambos em queda de braço desde 29/11 a 2/12, devem provocar atritos e confrontos sobre questões de espaço e de liberdade individual. Cuidado com disputas de trânsito e acidentes, pois eles podem ocorrer. Evite os confrontos e mantenha a serenidade a todo custo.

Vênus entra no signo de Sagitário ao amanhecer do dia 1/12, favorecendo a aproximação afetiva com pessoas de longe e aumentando o interesse por aventuras e viagens mais ousadas até 25/12.

Tenha atenção ao período que vai de 2 a 4/12, porque Netuno e Sol sob tensão vão lançar uma névoa encobrindo a visão clara da realidade. O julgamento correto fica prejudicado e as decisões tendem a ser tomadas sob hipóteses errôneas, gerando equívocos e enganos. Evite tomar decisões importantes nesses dias até ter maior clareza do que deve ser feito. Como se não bastasse, Mercúrio inicia seu movimento retrógrado na madrugada do dia 3/12, dificultando ainda mais o raciocínio lógico e prejudicando as comunicações e os deslocamentos. Durante esse movimento retrógrado que vai até 22/12, procure rever tudo o que divulgar e tenha atenção especial em conferir detalhadamente os documentos que tiver que assinar.

Mercúrio fica conjunto a Saturno de 4 a 7/12. Isso favorece o pensamento focado e concentrado, mas como Mercúrio está retrogradando, não deixe de conferir pacientemente o que fala ou escreve para evitar erros e retrabalho. A velocidade das comunicações e da internet também pode sofrer uma degradação de velocidade nesses dias.

Marte e Saturno em bom aspecto facilitam o trabalho árduo e disciplinado de 4 a 8/12. Aproveite esse período para dirigir seus esforços para terminar as tarefas que estavam pendentes e avançar diligentemente nas questões novas.

De 5 a 7/12, Mercúrio e Marte trabalham juntos para dar mais velocidade ao pensamentos e tornar as comunicações mais francas e diretas.

No dia 9/12, Marte ingressa em Escorpião, onde está em muito bem. Até 26/1 o impulso e o desejo sexual ficam mais fortes, assim como a assertividade das iniciativas, que tendem a ficar mais estratégicas e ir direto ao ponto, principalmente em situações de emergência.

Mercúrio e Urano passam a trabalhar em conjunto para aguçar o intelecto e agilizar a solução de problemas de 9 a 11/12. Aproveite e experimente soluções novas agora, que as chances de sucesso são substancialmente maiores. Porém, no mesmo período, Vênus e Netuno embolam o meio de campo dos relacionamentos: o romantismo e a fantasia correm tão soltos que o desejo de se apaixonar pela pessoa errada ou na hora errada são muito prováveis. Na verdade, o seu discernimento sobre sua vida afetiva está neste momento muito distorcido e provavelmente vai entender os sinais de maneira equivocada.

Com o Sol conjunto a Mercúrio, há maior clareza entre 12 e 13/12 sobre o que e como fazer. Mas lembrando que Mercúrio ainda está retrógrado, não deixe de rever o que fala e o que assina.

Durante o dia 15/12 Mercúrio e Vênus estão unidos, favorecendo a interação social e uma boa conversa com quem tem afinidade. Pode acontecer um contato de um conhecido ou afeto de longa data que há tempos não se falavam.

De 15 a 17/12, Sol e Urano em harmonia promovem o interesse por ideias avançadas e inovadoras. A mente fica mais ágil e interessada em assuntos tecnológicos e a reunião de pessoas em torno de um ideal em comum, principalmente se estiver ligado a questões relativas a mudanças sociais ou assuntos de vanguarda.

De 20 a 21/12 é Vênus que fica sob a boa influência de Urano, aumentando o desejo de maior interação social. Nesse período, podem surgir pessoas interessantes que à primeira vista você nem sonharia em conhecer. Dê uma chance!

A partir de 20/12 Saturno ingressa no signo de Capricórnio, ou seja, o melhor lugar onde ele poderia estar, e vai permanecer por aí por vários anos (até 2020). Durante esse período serão enfatizadas as suas principais características, como pensamento mais conservador e respeito às autoridades. O trabalho diligente e o progresso contínuo serão mais valorizados, assim como a responsabilização sobre os atos de cada um. Logo no mesmo dia da entrada de Saturno em Capricórnio ocorre uma conjunção Sol-Saturno do dia 20 a 22/12, e o ingresso do Sol também nesse signo (de 21/12/17 a 20/1/18), onde as características acima serão ainda mais enfatizadas.

Da véspera do natal e até o dia 26/12, Vênus fica conjunto a Saturno e também ingressa em Capricórnio, fazendo com que as uniões afetivas fiquem mais revestidas de pragmatismo do que de paixão. Em outras palavras, vai dar muito receio de trocar o certo pelo duvidoso nas questões de relacionamento. Por outro lado, favorece muito os acordos de negócios e a estabilidade financeira que se conquista ao longo do tempo.

Fechando o ano, de 26 a 29/12, Marte e Netuno em harmonia facilitam a tomada de decisão e as ações sob um caráter mais altruísta e idealista, nos preparando o terreno para um ano novo mais esperançoso que se iniciará em breve.