Luto, Crise e Transformação, de Márcia Mattos

O movimento de declínio é pela vida e não para a morte, pois no recolhimento a vida se reforça. No entanto, o ser humano, no seu desespero, vê o contrário. O homem identifica o declínio, o fim, com a morte. Mas nada como um bom fim para um bom começo. Um fim “médio” significa que não foi um bom começo, nada começa. Quanto mais pudermos ser radicais nos nossos fins, mais renovador, mais vital será o começo. Só quem vive o luto é que vive o renascimento.

É complicado, pois existe o medo do luto, de decretar este fim, então preferimos viver o fim “médio” e nisso, esse outro fruto não nasce. Sendo que este fim médio, não se confunde com a pausa, pois já está na hora do ciclo ter um fim, mas você prefere ficar prolongando a vida do ciclo por causa do medo de pôr um fim. Exemplo: Alguém tem uma firma que já tentou de tudo para levantar os lucros, mas só tem prejuízo. A pessoa se exauriu de todas as possibilidades. Mas vai deixar ela aberta mesmo assim, só umas duas vezes na semana.

Nessas situações, em que não temos coragem de encerrar o que sabemos que deve ser encerrado, ficamos presos e não conseguimos começar coisas novas. Na hora de encerrar algo de fato, devemos cortar “o cordão umbilical” de vez. Término é término. Caso haja postergação do processo, não conseguiremos terminar e, portanto, aquilo que viria ressignificar nossa vida, não virá. Só se termina alguma coisa esgotando, encerrando, indo até o fim daquilo. Quando encerramos algo de fato, a energia que surge é a mesma que existia no início.

Ao decidirmos terminar algo, é necessário um distanciamento real. É diferente se o acaso lhe levar a reencontrar aquela situação ou pessoa em questão, pois já haverá acontecido uma transformação natural. A transformação se dá no “escuro”. Existe o distanciamento necessário, como, por exemplo, acontece na reabilitação em caso de dependência química. A pessoa deve sair do meio que alimenta aquele hábito, situação, comportamento, para se afastar dessas energias e alimentar uma nova vida.