Janeiro começa com uma série de trânsitos positivos para dar as boas vindas ao ano que começa agora. Primeiro, Netuno passa a aplicar dois belos sextis: um ao Sol até 3/1 e outro a Vênus até o dia 4, alimentando esperanças de um ano bem melhor do que o anterior e nos brindando com possibilidades reais de romance, fantasia e idealismo. No dia 2 Urano também termina seu movimento retrógrado e começa a avançar, prometendo um ano novo cheio de novidades e mudanças.

De 4 a 9/1 Marte e Júpiter se unem e nos imprimem um ritmo mais afirmativo e enérgico: confiança e energia ficam abundantes para iniciarmos ações com potencial de sucesso e, até mesmo, para retomarmos alguma atividade física visando queimar as calorias acumuladas das festas de fim de ano. Começando no mesmo período e indo até 13/1, Sol e Vênus também caminham juntos, favorecendo as relações afetivas e o desejo de ficar junto com alguém, de nos socializar e de mostramos o melhor de nós mesmos.

Aproveite o trígono entre Mercúrio e Urano entre 6 e 7/1 para pensar fora da caixa e conseguir obter sacadas e ideias originais para velhos problemas. Pensamento criativo e inovador são os que vão vingar.

Logo em seguida, a partir do dia 7/1, vamos ter alguns momentos muito favoráveis: Marte numa boa associação com Plutão até 10/1 vai facilitar todas as iniciativas para assumir riscos ou recuperar espaço perdido por alguém muito espaçoso. Enquanto o Sol em harmonia a Júpiter até 9/1 e a Marte (até o dia 12/1) também indicará um ótimo momento para iniciar uma viagem, estudo ou tomar medidas ousadas, mas com clareza e determinação. Completando os trânsitos iniciados no dia 7, Júpiter e Plutão também vão te presentear com a sensação real de grande empoderamento e reconhecimento pessoal até 26/1. Se há algo importante a fazer, a realizar ou para se afirmar, aproveite bem esses momentos.

No campo afetivo mais bons momentos devem surgir, porque Vênus vai se entender bem com Júpiter de 7 a 9/1, proporcionando sorte, muitos encontros sociais agradáveis e em profusão. Bom para conhecer pessoas interessantes ou dar uma suavizada em relacionamentos que estejam mais tensos. E em seguida, de 8 a 11/1, Vênus e Marte de comum acordo vão favorecer ainda mais a paquera e o entrosamento entre pares românticos. Pode-se esperar aumento da libido e do desejo sexual agora. O impulso pelo prazer estará no ar! Só é bom tomar um certo cuidado com Plutão que fica conjunto ao Sol e a Vênus entre os dias 8 e 10/1, aumentando muito a intensidade das relações afetivas e a necessidade de controle sobre o outro. Pode haver medo de perda, que gera ciúmes e disputas por poder, e que precisam ser evitadas para não transbordar as relações e não gerar crises. Por outro lado, pode ser um bom momento para atitudes mais ousadas.

Mercúrio vai passar pelo signo de Capricórnio de 11 a 31/1, favorecendo o pensamento pragmático e cauteloso típico dos capricornianos. Nada de soluções mirabolantes e ideias muito diferentes: o que tende a prevalecer é o pensamento bem lógico e já suficientemente testado pela experiência passada. Pensar com os pés no chão e de maneira prática tende a dar mais certo nesse período. Em especial, isso valerá muito durante os dias 12 e 13/1, quando Mercúrio ainda faz uma conjunção exata ao regente de Capricórnio. Então é bom aproveitar a onda para pensar de maneira muito focada, lógica e racional. Os devaneios não serão positivos agora, mas será um ótimo momento para planejar ações futuras com boa dose de realidade e potencial de darem certo, principalmente a longo prazo.

Urano entra em atrito com Vênus entre 12 e 14/1, e também com o Sol, de 13 a 15/1. A imprevisibilidade de Urano tende a causar eventuais rupturas ou necessidade de maior liberdade nas relações afetivas pelo lado de Vênus – evite também a todo custo gastos impulsivos e desnecessários nesse período. Pelo contato com o Sol, podemos esperar confrontos de ideias que desafiam autoridades constituídas, surpresas, reversão no curso das coisas e um comportamento um tanto errático ou inesperado das pessoas. Tente suavizar a inquietação e ir levando as coisas para evitar stress desnecessário.

Na noite de 17/1, Vênus entra no signo de Aquário. E no dia 20 é a vez do Sol ingressar nesse signo. Ambos irão fazer com que procuremos por maior liberdade e menos compromisso, tanto na forma de agirmos pessoalmente (Sol), como na forma de nos relacionamos afetivamente com os outros (Vênus). Menos “grude” e mais interação social é o que tende a ficar mais forte. O Sol fica em Aquário até 17/2 e Vênus até 10/2.

De 19 a 20/1 vamos poder contar com a boa energia que emana da harmonia entre Mercúrio e Netuno. Um pensamento intuitivo mais acurado, insights e intuições bem apropriadas à situação podem surgir. É também um momento propício para se deslocar a uma praia ou algum lugar próximo à água. A imaginação fica também mais aguçada.

Logo depois, entre 24 e 25/1 Mercúrio fica conjunto a Plutão e em sextil a Júpiter. A comunicação tende a ficar muito mais penetrante e persuasiva e os assuntos irão se cercar de maior profundidade, sem no entanto perder-se a noção do todo. Pode também ser positivo para iniciar um novo estudo e para aprendizagem e análise de conceitos mais abstratos e genéricos. A capacidade de julgamento justo é também fortalecida.

Marte entra em Sagitário, ficando neste signo até 17/3. Há uma injeção de audácia e otimismo nas nossas iniciativas, mas por outro lado essas mesmas ações podem tornar-se exageradas e podem facilmente passar dos limites. Evite criar atritos desnecessários. Procure também agir sem exageros, evitando precipitações e situações inconvenientes que o excesso de energia pode causar.

Logo antes da entrada de Mercúrio em Aquário, no último dia do mês ele faz uma dura quadratura com Urano, de 27 a 28/1. É muita tensão mental e dificuldade de entendermos os pontos de vista dos outros. A comunicação fica prejudicada e pode ser interrompida, inclusive internet, celular, etc. Evite o radicalismo. Não é um bom momento para negociar acordos.

No dia 31/1 às 10h26 ocorre um eclipse lunar em Leão que afetará os meses seguintes. Veja no capítulo do Céu do Mês de Fevereiro os efeitos esperados.