O mês de Agosto começa tenso, por causa da quadratura Lua/Marte com Urano iniciada em 29/7 e que vai até 5/8, mas potencializada pelo eclipse do final de julho, o que faz seus efeitos ecoarem por muito mais tempo. Forte tendência ao individualismo, rebelião, agressividade a tudo o que cerceia liberdades ou ideias pré-concebidas. É um período muito propenso a acidentes e a ações intempestivas e impulsivas. Não entre nessa vibração. Para complicar, Sol e Júpiter entram em quadratura de 5 a 07/08. Se por um lado há o aumento da autoconfiança e otimismo, por outro há excessos e pré-julgamentos que não são positivos. Evite também nesses dias muita flexibilidade moral ou legal, que não será benéfica.

Vênus ingressa em Libra em 06/08 e fica aqui até 08/09. Como é o seu domicílio celeste, Vênus vai trazer uma série de benefícios ligados a esse signo, como por exemplo maior harmonização nas relações sociais e afetivas e senso estético mais apurado. O amor e o romance também estarão em alta, principalmente entre 7 e 08/08 com o trígono Vênus-Marte.

Ótimo momento para conhecer pessoas bacanas ou para apimentar a relação atual, porque o desejo e a sensualidade estarão mais fortes. Mas o que era doce se acaba logo a seguir entre 8 e 10/08 com Saturno quadrando Vênus, gerando inibições e distanciamentos nas questões afetivas. Não se sinta o patinho feio agora, porque passa.

Júpiter também quadra Mercúrio em duas épocas distintas: de 9 a 12/08 e de 27 a 29/08. Nas duas ocasiões pode-se esperar discussões acaloradas sobre julgamentos e opiniões alheias. Tudo permeado por excessos. Não é um bom momento para iniciar ou travar batalhas judiciais ou contornar opiniões contrárias.

De 11 a 26/8 ocorrerá um trígono decrescente entre Júpiter e Netuno. Esse ciclo normalmente marca questões mais humanitárias e menos individuais, motivando um aumento de esperança por dias melhores e uma sensação coletiva de que a justiça divina irá se manifestar de alguma forma. No âmbito individual podemos esperar um aumento da nossa intuição e desejo de compreender o todo da situação, como uma busca de sentido das questões envolvendo justiça em geral. Tudo isso será muito reforçado pelo novo eclipse parcial da Lua em Leão, também no dia 11/08 às 6h57. Como no mapa do eclipse para Brasília a lunação está conjunta a Mercúrio na casa 12, deve ocorrer um difuso resgate do passado, que busca – sem muita objetividade e consciência – alguma saída coerente e racional para compensar o sofrimento que as dificuldades e injustiças coletivas vieram causando. Esse sentimento deve ser mais forte para os que nasceram no segundo decanato dos signos fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário).

Marte volta ao signo de Capricórnio por retrogradação de 12/08 a 4/09, favorecendo a retomada das iniciativas que já haviam começado embora sem nenhum resultado. Um esforço continuado nesse período pode fazer com que dê certo agora!

Mercúrio e Vênus ficam afinados de 17 a 19/8, facilitando contatos sociais e de negócios, transações comerciais e financeiras. Ótimo também para a paquera e um bom papo. Dia 19 também marca o momento em que Mercúrio retoma seu movimento direto. A internet, o celular, os correios e os deslocamentos começam devagarinho a voltar a funcionar.

O Sol ingressa no signo de Virgem a partir de 23/08 e lá permanece até 22/09. Nesse período tendemos a ficar mais analíticos e críticos. Surge também um desejo de que as coisas sejam mais práticas e racionais. É um período bem interessante para colocar em prática ideias mais sensatas e consertar aparelhos que não funcionam.

Do dia 24 a 26/8 o Sol recebe duas importantes e benéficas influências de Urano e Saturno. É uma ótima oportunidade para ter ideias criativas e ao mesmo tempo totalmente práticas e executáveis. Também pode ser muito positivo para aproveitar a experiência passada e inovar, fazer diferente a partir dela. Aproveite esse presente dos céus!

Fechando o mês é bom tomar cuidado com as relações afetivas entre 25 e 27/8, quando Plutão e Vênus se desentendem fortemente. Ciúmes e necessidade de controle obsessivo devem ser terminantemente evitados.