Na vida quando tudo está em perfeita harmonia temos a sensação de que tudo se encaixa, não é verdade? O mesmo acontece na Astrologia. Quando os planetas estão nos signos que regem, ganham força e quando estão nos signos opostos àqueles, enfraquecem. Os termos domicílio e exílio ilustram muito bem esses opostos. Eles se referem a dignidades e debilidades planetárias. Na prática, um fator em domicílio se manifesta em toda a sua natureza, sem dissimular suas características. Por exemplo, a Lua em domicílio (Câncer) representa uma boa capacidade de lidar com as emoções e expressá-las, além de compactuar com as emoções alheias.

Quando os planetas estão em domicílio, as virtudes deles proporcionam uma sensação de encaixe entre o modo de proceder e as realidades experimentadas. Dessa forma, podemos dizer que as naturezas essenciais estão confortáveis. Outra dignidade planetária é a exaltação. Os planetas exaltados – por exemplo, Vênus em Peixes exaltado – chegam a auxiliar na descoberta pelos melhores potenciais de carreira para determinado mapa.

Exaltação é a elevação, um planeta exaltado está em uma posição muito boa no mapa. Já os planetas em exílio estão enfraquecidos devido ao fato de que suas naturezas são opostas às dos signos em que se encontram. Dessa forma, Marte, que está em domicílio em Áries, quando está em Libra (o oposto de Áries), tende a não expressar com todo seu potencial a capacidade de iniciar individualmente as coisas. Áries e Marte são similares pela ação imediata e agressiva,  enquanto Libra representa a necessidade de mediar. Marte, portanto, não está em seu cenário ideal quando em Libra.

Os planetas em queda ou depressão estão nos signos opostos àqueles em que estão exaltados. Trata-se também de um enfraquecimento da natureza do planeta, mas de modo que se o indivíduo quer que a sociedade considere determinados talentos representados pelo planeta naquele signo, será preciso um esforço maior e mais tempo até que seja possível sobressair no mundo.

As dignidades planetárias servem, então, para classificar o poder de cada planeta no mapa astrológico quando as naturezas essenciais estão confortáveis (domicílio e exaltação), enquanto as debilidades astrológicas classificam a menor força dos planetas (exílio e depressão).

Quer entender melhor a influência dos planetas fortes e fracos na sua vida? Matricule-se na Cia dos Astros: www.ciadosastros.com.br