O principal no mapa da criança é a análise detalhada do Sol, Lua, Mercúrio, Vênus e Marte. A partir de 6 a 7 anos devemos incluir o estudo de Júpiter e Saturno. A interpretação de Urano, Netuno e Plutão é desnecessária, exceto se fizerem aspectos importantes com Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte e Ascendente, pois a criança não tem como vivenciar essas energias.

O Sol vai descrever a identidade básica dessa criança, seu núcleo essencial, o que a faz se sentir mais viva, aquilo que mais tarde a tornará uma pessoa completa. Seu brilho, sua capacidade de se energizar ou de perder energia, se vitalizar ou desvitalizar, sua saúde, o centro de toda sua vida, a relação com o pai, o quanto de si ela reconhece como sendo ela, sua capacidade de irradiar, emitir luz, força e vigor, além da relação de identificação com a família.

A primeira Revolução Solar é muito importante, porque representa a imposição da força da vida sobre possíveis ameaças que possa ter passado, principalmente quando o Sol vem desafiado por aspectos de Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

A Lua é o planeta mais importante no primeiro ano de vida, pois é uma fase em que a criança é totalmente dependente dos cuidados de terceiros. A figura da mãe, a relação materna, suas necessidades e carências emocionais, o que alimenta e desnutre emocionalmente essa criança, sua vulnerabilidade emocional, eventuais disfunções alimentares, o quanto ela precisa da mãe e a que comportamentos maternos essa criança é particularmente sensível e reativa, além de ‘quem é essa mãe’ pra ela.

Uma criança com ângulo desarmônico entre Lua e Urano, por exemplo, será extremamente sensível e perceptiva diante da ansiedade e tensão da mãe, que deve tentar estar sempre por perto da criança, sem que haja um sentimento de pressa.

Mercúrio representa o funcionamento da mente, a fala, os movimentos, a habilidade motora, o caminhar, a articulação, a capacidade de se expressar, acumular e reproduzir dados, além de catalogar, arquivar e separar informações.

Em qualquer disfunção sobre Mercúrio, apontada no mapa, é importante procurar uma avaliação neurológica e motora. Atraso no andar ou no falar e falta de coordenação motora devem ser verificados no posicionamento natal de Mercúrio. Capacidade de concentração, fases de aprendizado ou assuntos relacionados a mente, como ela arquiva informações ou aprende, também são encontrados aqui.

Um ângulo tenso entre Mercúrio e Netuno, por exemplo, pede um ambiente absolutamente silencioso e com pouco estímulo exterior para a criança se concentrar, prestar atenção e aprender. O recurso da imagem é indispensável para ela memorizar dados.

Vênus é outro planeta importante nos primeiros anos, pois caracteriza a função afetiva, a forma como a criança sente que é amada, querida, valorizada, acarinhada, apreciada e a sensação de estar confortável em uma situação prazerosa, sem dor, incômodo ou estresse.

É a função responsável pela construção do narcisismo primária, indispensável a caracterização da identidade e, depois, da autoestima. O prazer da criança é revelado aqui.

Os gostos, sabores, aromas, preferências por claro ou escuro, atração por cores, entre outras coisas, são apontados por Vênus. Uma criança com Vênus em Touro, por exemplo, tem um gosto que inclina para o mais doce, enquanto em Áries há uma inclinação para o salgado e em Escorpião, o picante.

Marte representa o desenvolvimento do impulso, da capacidade reativa, da agressividade, da defesa contra o ambiente percebido como hostil, da disposição física, da histamina, das defesas do EU contra o “inimigo invasor”, da autonomia e da configuração da musculatura, além da capacidade de disputa e competitividade.

Aqui nasce o pequeno guerreiro, o esporte, a corrida, a pressa, o imediatismo, o grito, a mordida, as brigas, “quem manda em mim” e a voluntariedade. Tudo isso está sob a influência de Marte, inclusive os acidentes, ferimentos, quedas, queimaduras, a febre e os sentimentos de coragem e raiva.

É importante observar no primeiro retorno de Marte (aos 2 anos), que o controle das necessidades fisiológicas dá, pela primeira vez, a criança uma sensação de poder, de domínio sobre sua própria vontade e consequente autonomia. Qualquer atraso ou dificuldade por parte da criança a essa educação fisiológica deve ser observada em relação ao posicionamento natal de Marte.

Por exemplo, uma criança com uma configuração tensa entre Plutão e Marte manifestará entre 2 e 4 anos uma certa voluntariedade de “só faço o que eu quero”. Além disso, poderá ser observada uma tendência em desobedecer e a desafiar quem manda. Alguém da família que tenha Marte em harmonia com o Sol da criança terá mais facilidade de se impor a ela.

A importância da análise dos significados de Júpiter cresce a partir dos seis anos de idade, quando Júpiter faz a sua primeira oposição ou primeiro semiciclo dentro de sua revolução. Os seis anos que antecedem a primeira quadratura de Saturno aos 7 anos representam um período de grande crescimento físico da criança. Aqui ocorre uma expansão da sua capacidade cognitiva, que gradualmente acompanha a maior exigência da escolaridade: início da alfabetização, desejo de aprender outras línguas, aumento do círculo social, colegas, amigos e família.

Júpiter é um planeta que sempre aponta para fora, para a expansão. Também está associado neste momento com o aumento de interesse da criança por esportes, que desempenha, participe ou assiste a jogos. Se o mapa como um todo indicar predisposição esportiva, essa idade é indicada para o início de alguma atividade na área.

Outra questão importante dessa idade, que na realidade se inicia aos 4 anos, é o ideal de grandiosidade, do sentido heróico, da aventura e toda a constelação no imaginário do ideal heróico. Por isso é tão relevante nessa idade a figura dos campeões esportivos e dos super-heróis, que incorporam a grandiosidade, a superação, o sentimento de vitória e de fé em algo poderoso naquilo que se propõem a fazer. Essa é também uma idade ótima para ensinar valores éticos e socializar a criança.

Vale observar a presença de disfunções jupterianas no mapa, que predispõem à obesidade mas que podem ser controladas desde cedo – Júpiter/Lua, Júpiter-Ascendente, Júpiter/Vênus e Júpiter/Quíron.

A importância da análise de Saturno cresce a partir dos 7 anos, quando Saturno faz a sua primeira quadratura crescente. Exceto se o planeta estiver na casa 1 ou 5, pois fará parte integrante da personalidade da criança desde sempre. Nesta idade, a criança está perdendo os dentes de leite e iniciando a alfabetização. Ou seja, sendo pela primeira vez cobrada, testada e avaliada em sua capacidade. Ela já não é mais totalmente uma criança, já pode desempenhar  algumas tarefas sozinhas e estará por sua conta diante de alguns desafios, percebendo que ninguém poderá fazer certas coisas por ela.

Deve ser observada com bastante atenção essa passagem, quando o mapa apontar desafios importantes de Saturno. Já que algumas disfunções já poderão aparecer no comportamento da criança. Vale observar se há excesso de timidez (Saturno/Ascendente) ou estresse exagerado diante de qualquer avaliação escolar ou de desempenho (Saturno/Mercúrio e Saturno/Marte). Observe também se a criança deixou de manifestar seus sentimentos, como se ela não se importasse, diante de alguma situação fortemente emotiva (Saturno/Lua, Saturno/Vênus). Repare se ela é excessivamente orgulhosa, altiva e se tem dificuldades em pedir por favor ou desculpas (Saturno/Sol).

Os planetas transpessoais serão importantes, principalmente, se fizerem aspectos tensos com os planetas pessoais ou se estiverem ocupando um ângulo específico (casa 1 ou casa 5).

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