O mês começou com Mercúrio em harmonia com Plutão (até o final do dia primeiro) e também com Júpiter (até 2/3). Além de ser muito positivo para viagens e todo tipo de atividade que envolva comunicação – falar em público, dar palestras, escrever textos e estudar – Plutão vai proporcionar autoridade e profundidade ao que é transmitido. Vênus também forma um aspecto positivo a Júpiter (de 1 a 2/3) e a Vênus (de 2 a 6/3), favorecendo as transações comerciais, as negociações de compra e venda fáceis e bem vantajosas, além de ser uma época muito propícia para a paquera, para a harmonia entre casais e para pedir e receber favores. Aproveite esse presente dos céus!

O Sol fica conjunto a Netuno em Peixes de 3 a 5/3 e isso vai aumentar a nossa sensibilidade às impressões mais subjetivas, como tudo que é ligado à arte ou ao universo imaterial. A tendência é não se fixar tanto em detalhes, mas observar o todo e as impressões sutis que elas revelam. A sua intuição estará em alta – basta ouví-la, embora a sua energia possa cair um pouco. Procure aumentar suas horas de sono nesse período para não se esgotar.

No dia 6/3 dois planetas ingressam no signo de Áries: Mercúrio até 16/5 (com uma retrogradação entre 23/3 e 14/4) e Vênus até 31/3. Ambos vão gerar impaciência, pressa e individualismo, mas em áreas bem diferentes. Enquanto Mercúrio em Áries vai provocar essas qualidades nas comunicações e nos deslocamentos (evite falar muito impulsivamente, mas não deixe de falar sem rodeios). Vênus, por sua vez, pode causar um certo ímpeto, gastos impulsivos ou alguma impaciência e desejo de independência nas nossas relações afetivas. O segredo aqui é não ir a extremos, mas aproveitar a energia dos astros para conseguir um bom equilíbrio e, assim, atingir o que queremos.

Júpiter inicia seu movimento retrógrado de 9/3 a 10/7, fazendo com que as questões regidas por esse planeta fiquem um pouco mais complicadas. As viagens para lugares distantes, o estudo, o ensino e as questões legais iniciadas nesse período podem ser mais lentas ou precisarão ser revistas. Por outro lado, seria um bom momento para reavaliar algum processo judicial já iniciado, e que precise de uma nova abordagem ou de novos argumentos. O mesmo vale para cursos, aulas e viagens já planejadas, que podem se beneficiar muito de uma reavaliação ou de um replanejamento.

Marte e Urano em trígono de 9 a 13/3 podem nos proporcionar muitas surpresas agradáveis. É a hora de tomar a iniciativa, mas de uma forma completamente original, instintiva e criativa. Fazendo dessa forma, a possibilidade de dar certo aumenta muito. Ouse fora da caixa!

Entre 10 e 12/3, Sol e Plutão em harmonia vão favorecer as tomadas de decisão, principalmente as que envolvem lidar com pessoas poderosas ou com questões financeiras.

Mas atenção: uma cautela é necessária: nesse mesmo período, Mercúrio em forte tensão a Saturno vai requerer cuidado na forma de se expressar para não ferir suscetibilidades ou se indispor com autoridades. É possível que os deslocamentos também sofram atrasos ou restrições – cuide para que os papéis e documentos estejam muito bem organizados e em dia para não lhe causar problemas. Vênus também entra em conflito a Saturno de 12 a 14/3, podendo causar embaraços e decepções nas questões afetivas e financeiras. Não se abale tanto com esses eventuais reveses, mas procure nesse período planejar alternativas consistentes para implementar logo após esse período. Felizmente, no mesmo período Sol e Júpiter formam um belo trígono, dando-nos uma salutar injeção de otimismo e autoconfiança.

Marte ingressa no signo de Capricórnio em 17/3, permanecendo até 15/5. Isso é muito positivo, porque Marte estará exaltado em Capricórnio, favorecendo todas as ações que são previamente planejadas e calculadas, assim como todo o esforço obstinado e continuado. Aquilo que tem bases sólidas e foi suficientemente maturado pode agora dar certo agora.

Em 20/3 às 13:15h de Brasília ocorre o ingresso do Sol em Áries, marcando o equinócio de outono no Hemisfério Sul e o início do ano astrológico. Devido à quadratura Sol-Marte desse momento, o ano astrológico, que ocorre a cada vez que o Sol entra em Áries, promete ser de muitas realizações, mas com muita impaciência, impulsividade, competição e atritos. Procure agir, mas mantenha o foco e evite na medida do possível os conflitos, principalmente nas atividades cotidianas do dia a dia e entre parceiros e cônjuges.

No dia 22/3 à noite, Mercúrio inicia seu movimento retrógrado que vai até 15/4. Quando Mercúrio está retrógrado, não é um bom momento para iniciarmos atividades em que a comunicação é fator determinante, como cursos, divulgações, publicidades, etc. Falhas de telefone, internet e má compreensão do que é dito podem ser frequentes. Os deslocamentos também são prejudicados, tornando as viagens e o trânsito travados, causando atrasos e transtornos. Por outro lado, esse período é muito positivo para rever posições, esclarecer e replanejar atividades que já estavam em curso.

Cuidado com o período que vai de 23 a 24/3, por causa do conflito armado entre Vênus e Plutão. As relações afetivas tendem a ficar bem tensas por ciúmes ou tentativa de controle sobre quem você gosta (ou dessa pessoa sobre você). Procure não entrar nessa vibração para não correr o risco de provocar exatamente o que teme, ou seja, perda ou abandono do ser amado.

Na sequência, Vênus fica em conjunto a Urano de 28 a 29/3, também indicando potencial para reviravoltas no campo afetivo (e também financeiro). Podem acontecer cortes bruscos e inesperados, mas também o surgimento de alguém bem interessante e completamente fora do usual.

Fechando o mês de Março acontece uma quadratura de Saturno ao Sol de 28 a 30/3, podendo surgir obstáculos à nossa vontade e ao que queremos. É comum também ficarmos um pouco mais conservadores, inseguros para tomar decisões e, com isso, inibidos. Não é hora para lances ousados. Pelo contrário, é hora para aquilo que já se provou que dá certo.

Na madrugada do último dia do mês, Vênus entra em Touro – seu lugar natural além de Libra – favorecendo as relações afetivas, a sensualidade, a sedução e a conservação dos nossos bens materiais. Aproveite que Vênus fica em Touro até 23/4 para usar isso a seu favor!