O mês de Maio já começa sob Saturno retrógrado (retrogradação esta que se iniciou em 29/4 e vai até 18/09/19). Será um período positivo para rever tudo o que você achava que estava bem estruturado e seguro, mas pode não estar. Esse período é muito propício para identificar o que precisa ser melhorado em todas as áreas da sua vida e efetivamente fazê-lo. Então, mãos à obra.

Mercúrio faz diversos aspectos logo no início do mês, alguns positivos e outros nem tanto. Primeiro, sofre uma severa quadratura de Plutão do dia 02 a 03/05, o que torna a comunicação penetrante e contundente. É importante ter cuidado com o que fala ou escreve, para não ferir sentimentos e suscetibilidades. Ao mesmo tempo, Mercúrio recebe um trígono positivo de Júpiter no mesmo período, facilitando a comunicação e o pensamento amplo e otimista. Bons insights podem surgir!

Do dia 04  ao dia 07/05 é Marte que se desentende com Júpiter, acirrando os ânimos competitivos e podendo gerar desavenças. O ideal é direcionar todo esse excesso de energia em atividades mais salutares, como esportes, ginástica ou ações em que você possa atuar de forma mais autônoma e independente da intenção dos demais, a fim de não desperdiçar todo o potencial em conflitos e não avançar no que precisaria.

Mercúrio ingressa em Touro em 06/05 e fica neste signo até 21/05. Isso faz com que a forma de pensarmos e de aprendermos fique mais lenta, literal, mas ao mesmo tempo prática. Se você tiver que fazer um comunicado ou palestra ou, até mesmo, ensinar alguém neste período, procure ser bem direto e use uma abordagem o mais concreta possível. Evite o raciocínio subjetivo enquanto Mercúrio está em Touro, será muito mais eficaz. Por outro lado, o que se aprende tende a ser bem assimilado e dificilmente esquecido. Saturno dá uma bela tolhida em Vênus de 06 a 08/05, dificultando bastante as relações sociais e afetivas. Como se não bastasse, Plutão também incomoda Vênus no período de 08 a 10/05, o que pode causar rupturas em relacionamentos. Outro problema que precisa ser alertado é a possibilidade de perdas financeiras com Plutão/Vênus nessa vibração. Por isso, cuidado com atividades que envolvam risco financeiro nesse período, ou seja, investimentos e empréstimos.

Mercúrio e Urano entram em conjunção entre 07 e 08/05, o que pode propiciar insights e ideias criativas para solucionar velhos problemas. Com o Sol em sextil a Netuno de 07 a 10/05, a dica é não deixar de ouvir a sua intuição. Ela estará mais presente e assertiva do que de costume!

Finalmente, Vênus e Júpiter em harmonia entre 08 e 10/05 será um presente para as uniões afetivas, os relacionamentos amorosos e os encontros sociais. Que tal um jantar num lugar diferente? Aproveite o que o céu oferece!

A seguir, há diversos aspectos positivos no céu. Começando por Saturno em trígono ao Sol de 10 a 12/05, favorecendo o recolhimento do seu esforço, principalmente por superiores hierárquicos ou pessoas mais velhas. Logo depois, de 12 a 15/05, Sol e Plutão também fazem um trígono, aumentando a autoconfiança e sensação de empoderamento pessoal. No meio de tudo isso, Marte/Vênus em harmonia de 12 a 15/05 facilita a paquera, o flerte e os prazeres que só os pares afetivos vão curtir. Mercúrio em sextil com Netuno entre 15 e 16/05 ainda vai privilegiar a linguagem não verbal, o que pode ser bem interessante para os casais nesse momento.

No dia 15/05, Vênus passa a transitar pelo signo de Touro até 08/06, dando um toque de sensualidade e sedução às parcerias românticos. Marte também muda de signo e entra em

Câncer a partir de 16/05 até 010/7, fazendo com que as iniciativas sejam mais direcionadas à proteção das pessoas mais íntimas e próximas de nós. As ações e as reações com o mundo externo também passam a ser mais cautelosas e menos diretas.

Mercúrio fica em harmonia a Saturno e a Plutão entre 16 e 18/05, facilitando o raciocínio profundo e prático. Questões complexas e que dependem de um exame profundo poderão ser melhor equacionadas nesses dias.

Vênus e Urano ficam juntos de 17 a 19/05, fazendo com que tenhamos maior necessidade de estimulação social. É um bom momento para paquerar ou fazer algo bem diferente a dois. Logo a seguir, entre 20 e 24/05, Marte e Urano também ficam de bem, propiciando a superação de obstáculos de maneira inovadora e criativa, inclusive facilitando a liderança de grupos, desde que ordens não sejam impostas. Como o Sol e Mercúrio estarão conjuntos entre 20 e 22/05, será um período especialmente criativo e intelectualmente estimulante.

O Sol entra no signo de Gêmeos no dia 21/05, marcando o início de um período em que a comunicação, o networking, o ensino e aprendizado ficam bem mais enfatizados. No entanto, é aconselhável tomar um certo cuidado com as transações comerciais, as comunicações e os deslocamentos, enquanto Mercúrio e Netuno ficam se desentendendo, o que ocorre de 29 a 30/5, pois a chance de mal-entendidos e enganos aumenta bastante. No mesmo período, Vênus e Netuno vão criar o clima necessário para aproveitar tudo o que possa encantar a alma: um bom filme, uma boa música, artes ou um ótimo jantar romântico.

Logo a seguir, Vênus faz trígono a Saturno, de 30 a 31/5, ajudando a consolidar a conexão sentimental iniciada logo antes por Netuno.

Mercúrio oposto a Júpiter de 30 a 31/05 também deve provocar uma forte estimulação intelectual no finzinho de mês. Por isso, não se surpreenda se tiver que viajar ou fazer diversos deslocamentos pela cidade nesses dois dias.