Frequentemente alguém pergunta como funcionam os planetas muito lentos no mapa natal, quando estão em algum signo do zodíaco. A presença de Urano, Netuno ou Plutão, por exemplo, em determinado signo, não causa uma ação imediata ou direta no comportamento de uma pessoa.

Quando Plutão está em Capricórnio, por exemplo, é comum que as pessoas digam “agora vai ser assim ou daquele jeito”. Na verdade, o comportamento exercido será o de massa, de população e não algo muito individual.

A posição dos planetas nos signos não quer dizer muita coisa no que tange o nível individual, embora possa dar uma noção de como o coletivo funciona. É muito mais fácil para este fim observar a posição dos planetas numa casa astrológica, que é algo muito mais individual, e revela como cada planeta incide na sua vida.

É muito comum também que as pessoas perguntem, por exemplo, “Eu tenho Netuno em Peixes, como isso funciona no meu mapa?”  Pode-se dizer que em épocas assim há situações como crises de refugiados, pesquisas sobre drogas alucinógenas na medicina, grandes massas marginalizadas e vitimizadas, mas isso não significa que você, individualmente, irá se comportar como uma vítima nem se tornará refugiado necessariamente. Como dito acima, é preciso verificar a posição do planeta por casa, isso sim é um dado mais individual e passível de ser manifestado em seu comportamento mais direto e em circunstâncias concretas em sua vida.

Imagine um mapa natal…

Netuno em Peixes na Casa 5, por exemplo, pode afetar a forma como você se diverte, na sua criatividade, em eventuais filhos, afilhados e pessoas mais jovens com quem você convive, sua forma de interação e identidade. Nesse sentido, Netuno diz respeito à forma como a coletividade o afeta em nível individual.

Saturno e Plutão na 3ª casa, por exemplo, fala sobre a forma como você se comunica. Analisando Saturno em Capricórnio, por sua vez, não há nada muito relevante individualmente falando. No entanto, esses dois planetas – Saturno e Plutão – na 3ª casa acaba revelando uma pessoa com algum tipo de dificuldade em se comunicar inicialmente. Se este for o seu caso, há uma predileção muito forte por informações consistentes e com embasamento e com coisas que sejam tradicionalmente reconhecidas. É comum que você passe por fortes crises quando fala, além de enfrentar determinados assuntos com certo embate. Esse posicionamento revela o aspecto individual, unindo o simbolismo de Capricórnio e a Casa 3 comporta em si.

Analisando Urano em Touro, em termos coletivos, por exemplo, esse posicionamento abarca as situações econômicas, mudanças de senso estético e questões voltadas para recursos. Em nível individual, esse posicionamento incide na quebra contínua de rotina, na tendência em atuar em campos profissionais de vanguarda, que tenham grupos de amigos e tecnologia, com necessidade de agir de forma muito humanista –  um dos motes simbólicos do comportamento uraniano. Nesse sentido, a pessoa tende a ser bastante rebelde, iconoclasta, original e inortodoxo no campo do cotidiano, no trabalho e na forma como ela lida com a saúde.

Curtiu esse conteúdo, mas ficou curioso(a) para saber mais? Conheça o nosso Curso Online de Astrologia: https://www.ciadosastros.com.br/