Você já parou para pensar em como é interessante a compreensão de algo a partir do seu oposto? A partir de hoje, você acompanhará uma série de 3 posts comparando alguns pares de planetas.

Existem alguns planetas que têm naturezas opostas, como é o caso do Sol e a Lua. Depois você terá acesso a Vênus e Marte e, posteriormente, Júpiter e Saturno.

O glifo (símbolo) do Sol é representado por um olho, um círculo com um ponto no meio. A Lua, por sua vez, é como se fosse um olho meio fechado. A partir daí é possível identificar algumas diferenças entre esses planetas. Por exemplo, o Sol tem a ver com claridade e iluminação. A Lua, com penumbra ou com aquilo que está escuro.

Todo imaginário diurno, que tem a ver com consciência, clareza e racionalidade dialoga com o Sol. Enquanto isso, a Lua se relaciona com o imaginário noturno, com a inconsciência, com os instintos e a subjetividade. A Lua representa o modo como você reage emocionalmente, o Sol à forma como você age.

Ambos os planetas, Sol e Lua, regem ciclos da natureza. O Sol rege os ciclos “objetivos” ou cronológicos, como os anos, meses e estações do ano. A Lua tem a ver com o tempo subjetivo e relativo. É um tempo que se refere a “idas e vindas”, muito mais ligado a reações emocionais do que à cronologia do tempo em si (Sol). Você irá notar isso observando as fases lunares, que marca o sobe e desce das marés e demais líquidos do corpo, da menstruação e dos humores, ou seja, um lado muito mais reativo do que a objetividade do Sol. Enquanto o Sol é o tempo objetivo e cronológico, a Lua é o tempo emocional, causado por impressões.

Outra questão bastante interessante ligada ao Sol é a sua previsibilidade. O planeta se relaciona com tudo aquilo que é claro e cristalino. Já a Lua representa a imprevisibilidade das ações, daí o termo lunático. A imprevisibilidade, portanto, é uma questão, lunar. Se o Sol é claro e cristalino, a Lua é aquilo que é subjetivo, pouco claro ou dúbio (variável – pode ser ou pode não ser), tal que a visão que temos ao caminhar sob o lusco fusco noturno.

Em Astrologia o Sol rege o vigor, a saúde, a energia e a vontade. Aquele sentimento de querer algo e ir em busca para fazer acontecer. Essa vontade dirigida é uma questão Solar, representa a parte ativa ou pró-ativa das pessoas. Isso explica, astrologicamente, a energia de uma pessoa. Isto é, dependendo do signo no qual o Sol está no mapa natal o indivíduo tende a ter mais ou menos energia e/ou disposição. A energia é influenciada pelo modo como a pessoa vive, ou seja, se ela segue ou não a essência daquele signo. Exemplificando:

Se você tem o Sol em Virgem, por exemplo, sente a necessidade de ter as coisas em ordem para viver bem. Se você tem o Sol em Leão você precisa perceber que é importante.

O Sol é a atividade, enquanto a Lua é passividade e o sonho. É por isso que dentre outras coisas, a Lua em Astrologia mundial significa o povo. Já que o povo é o passivo em relação ao Sol, o governante.

O Sol pode significar também a visão e, por isso, problemas no mapa natal relacionados ao Sol podem indicar problemas de vista. O Sol também representar o olho dominante, enquanto a Lua, por sua vez, representa o olho não dominante ou a visão do olho esquerdo, ou seja, o olho passivo.

A Lua na astrologia também se refere à maternidade, ao útero, à proteção e a alimentação, tanto física quanto emocional. Isso explica a relação de mãe e bebê, através do leite. Além disso, ela também fala de variações de humor, TPM, histeria, imprevisibilidade, e reatividade emocional.

Curtiu esse conteúdo? Continue acompanhando o blog, em breve o assunto será o par de planetas Vênus e Marte!

Conheça o nosso Curso Online de Astrologia: https://www.ciadosastros.com.br/