Muitas pessoas questionam a facilidade ou dificuldade em se aprender Astrologia, acreditando que é um estudo muito hermético. Outros acreditam que é algo muito fácil. Estes, geralmente, leem um livro durante um mês e já se consideram astrólogos, acham que ganhar dinheiro nesse ramo é fácil, dando aula, principalmente na internet, sob a justificativa de que a Astrologia não é um estudo legítimo ou genuíno.

A boa Astrologia é aquela que funciona e, nesse aspecto, é importante atingir resultados. A finalidade deve ser a de  demonstrar que a prática realizada por astrólogos realmente funciona, não apenas na resolução de problemas do dia a dia, mas também na compreensão de problemas internos e expressões comportamentais, por um viés mais psicológico. A seguir, confira algumas dicas para estudar astrologia!

1) Como aprender astrologia?

Existem muitas maneiras de aprendê-la! Nos anos 80 e 90, por exemplo, o estudo autodidata era muito comum. Claro que, mais adiante, essas pessoas tiveram que se aperfeiçoar, mas é um dos caminhos possíveis, principalmente a partir da troca com outros astrólogos mais experientes nessa jornada. Isso pode ser feito através da leitura de livros, palestras e internet. Por outro lado, o grande desafio nesse caminho é conseguir unir tudo isso de forma sequencial sem ficar confuso em relação às múltiplas possibilidades.

Dessa forma, fazer um curso já montado previamente por astrólogos experientes pode ser a melhor opção para entender os conceitos de forma clara e sequencial.

2) Astrologia na internet: vídeos gratuitos

Claro que é possível aprender diversos conteúdos de forma esporádica, mas caímos sempre na questão do aprendizado sequencial. Evidentemente, depois de assistir um conteúdo ou outro, faltarão pedaços importantes na compreensão de determinado assunto ou tema. O estudo orientado e aprofundado é o ideal!

É importante destacar a necessidade da leitura específica do mapa natal, o que não ocorre em vídeos genéricos. Por isso, é comum que algumas pessoas não se identifiquem com as características do seu signo solar. Uma leitura aprofundada é essencial, portanto, na compreensão de qualquer conceito na Astrologia. Cada caso é um caso!

Assim como os vídeos na internet, a função dos antigos jornais e revistas de horóscopo também tem sua relevância, e disponibilizam boas informações, mas se você realmente pretende estudar a Astrologia e utilizá-la para si, para seus projetos pessoais e profissionais, o recomendado é um curso. É preciso, então, sempre comparar e confrontar esses materiais com a prática que você tem: caso a caso, ao verificar as configurações astrológicas no mapa individual ou ao verificar uma situação coletiva.

3) A necessidade de leitura

Para estudar Astrologia é fundamental que haja uma leitura aprofundada e a familiaridade com a forma como os conceitos são abordados pelos mais diversos astrólogos, mesmo que conflitantes. Isso ajuda você a fazer uma síntese própria!

Ninguém consegue memorizar tudo só de ouvir, apenas pessoas realmente diferenciadas. Por isso, as diferentes possibilidades de leitura são importantes para atingir a excelência no conhecimento. Então, se você vai estudar Astrologia, não adianta apenas ouvir o que astrólogos consagrados dizem a respeito de determinados assuntos e sair por aí repetindo como um papagaio o que eles disseram. Sabemos que cada caso é um caso e uma pessoa de Áries pode ser tanto agressiva quanto um doce de pessoa, depende muito da configuração do mapa. É como analisar uma impressão digital!

Por isso, outra característica importante para quem deseja estudar Astrologia é gostar de ler. Do contrário, essa pessoa será um astrólogo muito superficial.

4) Funcionamento distinto das chamadas ciências exatas

A Astrologia não funciona da mesma maneira que as chamadas ciências exatas. Há diferentes manifestações para uma mesma situação, como a mencionada anteriormente sobre Áries. 

Uma pessoa com Saturno na casa 10, por exemplo, pode ter várias experiências de fracasso e outra pessoa, por sua vez, pode ter um ou duas delas e depois comandar grupos de pessoas com mãos de ferro ou certa tolerância. Tudo isso depende do restante do mapa! Não há uma receita de bolo para as diferentes nomenclaturas. É muito mais fácil fazer a comparação de diferentes perspectivas como um todo, ou seja, através do mapa natal. Entender em partes é entender superficialmente e, dessa forma, não é o suficiente para um bom astrólogo.

5) O tempo e a variedade na Astrologia

O tempo e a variedade da aplicação dos conceitos em diferentes casos é fundamental. Quando você obteve sucesso numa determinada interpretação não há garantia de que ocorra o mesmo em outras situações. 

É mais fácil sedimentar suas convicções com a prática de lidar com a outra pessoa, oferecendo a chance dela se expressar e, com o tempo da consulta, mostrar que o que ela disse diz respeito justamente a uma característica que você mencionou anteriormente, no começo do seu atendimento.

Dê tempo a si mesmo para captar todas as nuances e absorver a profundidade e experiência conforme a sua própria linguagem. Em seis meses de estudo, apenas, isso não é possível.

6) Nenhum sistema é superior a outro

Não caia no erro de achar que determinado sistema ou autor é superior a outro. O domínio de cada modo de aplicar a Astrologia é o que importa na hermenêutica!

Tente fazer um contraponto entre os diferentes materiais, porque sempre haverá algo de pertinente e não desqualifique o estudo que alguém demorou décadas para fazer e concluir. É como se fosse um idioma, o português, o inglês, o espanhol e outros funcionam e isso é que importa!

Em astrologuês, sistemas diferentes podem atingir o mesmo resultado. O símbolo ultrapassa a linguagem utilizada!

7) Treine muito, tenha dúvidas, não seja preconceituoso

Esteja aberto às diferentes formas de visão! Leia de tudo, seja informado, mergulhe em diferentes ciências reconhecidas: filosofia, história, antropologia, física, geografia, geologia e em tudo que puder, não apenas para ter uma linguagem adequada, mas também para que você possa repensar algumas das suas certezas!

Lembre-se que o conhecimento que dá resultado é aquele que sintetiza contrapontos. Isso garante uma leitura de mapa natal muito boa e de mundo, melhor ainda. 

Curtiu esse conteúdo? Fique de olho nos próximos posts e conheça o nosso Curso Online de Formação em Astrologia: https://ciadosastros.com.br/