Da casa 7 em diante, até a 12 (acima do horizonte), estamos falando de coisas mais públicas, enquanto nas anteriores são abordados assuntos mais íntimos. – Leia também o significado das casas astrológicas: 1 a 3 e o significado das casas astrológicas 4 a 6.

A casa 7 é oposta a casa 1, que fala do ‘eu’, o que eu decido, a minha vontade, como eu me coloco. Por isso, a casa 7 fala do outro. Numa outra perspectiva, esse outro não diz respeito aos amigos em geral, mas a uma relação mais específica. Essa relação de um para um, que estabelece um pacto ou um acordo entre duas pessoas, é a casa 7. Que tipos de pactos são esses? O namoro, o casamento, o morar juntos, a sociedade de negócios e por aí vai. Uma curiosidade estranha é que a casa 7 é tanto a casa do casamento como é a casa do inimigo declarado, porque um pacto tanto de cooperação como de agressão é um pacto, e pactos são relativos à casa 7. 

Um processo judicial, que é um litígio (a disputa entre duas pessoas) também diz respeito a casa 7. Ou seja, é o enfrentamento de dois pontos de vista diferentes. Isso, por acaso, lembrou a casa 9? Ela é, de fato, a casa da justiça, e tem a ver com as crenças e com o que é justo, mas a parte conflitual, a disputa é analisada na casa 7. 

A casa 8 é o recurso da pessoa com a qual se tem um pacto, ou em outros termos o dinheiro do companheiro. No casamento, esse recurso é a renda do marido ou esposa; na sociedade de negócios é o dinheiro do sócio e assim por diante. Para tornar mais clara a relação da casa 8 com  dinheiro, vamos chamá-la de responsável pela renda passiva. Renda passiva é todo o dinheiro ou recurso que você usa mas não te pertence de fato, ou que você usa mas não trabalhou por ele (por exemplo, empréstimos, financiamentos, dívidas, heranças, impostos a pagar e até o dinheiro do cônjuge ou do sócio). E a casa 2, sua oposta, diz respeito ao dinheiro que você trabalhou para conquistar ou pelos seus recursos pessoais. 

Pensão e aposentadoria também são casa 8; o trabalho foi feito no passado, mas não é feito mais no presente. É o dinheiro que veio por uma condição ligada a terceiros, ao outro. A casa 8 tem a ver também com informações ocultas, aquilo que está escondido, e também com recursos intangíveis, como segredos. Pessoas que têm a casa 8 muito predominante geralmente possuem interesse por mistérios ou conseguem descobrir determinadas coisas que ficaram ocultas dos outros. Mexer com ocultismo e poderes ocultos também diz respeito a casa 8.  

Você também deve lembrar que a casa 8 tem a ver com situações extremas, ou seja, uma quase morte. Situações limite ou crises, pela analogia com Escorpião – signo de extremos – são também casa 8. Enquanto a casa 6 é uma doença crônica, a casa 8 é uma doença aguda, é aquela que exige uma resolução imediata. Tudo ou nada!

Para finalizar, a casa 9 é uma casa de elevação ao ponto máximo (rumo ao meio do céu). Portanto você está em processo de elevação e aprimoramento para chegar ao ápice, que é a casa 10. Tudo que amplia os horizontes e a visão de mundo é relacionado à casa 9. O processo de ampliação envolve diversas questões, como crenças, religião, filosofia, ética, justiça, que são pontos cruciais de direcionamento até o ponto mais alto do mapa. Ela também é ligada ao que é distante da sua origem, já que o contato com culturas diferentes da sua, amplia sua visão de mundo em relação às pessoas e a humanidade. E pelo lado da justiça, da ética e da filosofia, é a casa das grandes verdades universais. 


Curtiu esse conteúdo? Fique de olho nos próximos posts e conheça o nosso Curso Online de Formação em Astrologia: https://ciadosastros.com.br/