Quem acompanhou a sequência de posts aqui no blog, viu que da casa 1 até a casa 9 passamos por diversas áreas da vida. Enquanto a casa 9 é uma casa de elevação ao ponto máximo do mapa, a casa 10 é o ponto máximo.

A CASA 10

A casa 4 é o nível mais inferior e íntimo do mapa natal, enquanto a casa 10 é uma casa do topo, ou seja, é uma casa absolutamente pública. Mais do que o ascendente, que é o modo como você se mostra individualmente, a casa 10 mostra a forma como você é visto coletivamente.

Por que a casa 10 tem a ver com profissão?

A profissão é a forma como normalmente você é visto publicamente. Entretanto, antes de tratar do aspecto profissional, a casa 10 é uma casa de reputação. Ela trata da forma como cada um de nós é visto pelo grande público. Alguns significados podem ser acrescentados por analogia.

A casa 10 tem uma analogia ao signo de Capricórnio, representada por uma cabra que escala, pula e mede com rigor qual é o próximo salto a ser feito. Dessa forma, existe o lado estratégico do signo para escalar até chegar ao topo. Do ponto de vista astrológico, isso significa galgar patamares cada vez mais superiores e ser bem visto pela coletividade, ou seja, casa 10. Entende como essa analogia se relaciona com a profissão que você tem?

Essa casa trata portanto de hierarquia, do topo e se relaciona com a necessidade de ser visto, lembrado e reconhecido. Por isso mesmo, tem a ver com reputação. Se pensarmos na casa 9, que tem relação com os estudos mais amplos, a casa 10 é uma casa de excelência. Ao passar da casa 9 e atingir a casa 10, você começa mostrar e mostrar publicamente todo o conhecimento ao qual teve acesso. Assim, você mostra o seu melhor publicamente!

Quem tem Sol ou planetas na casa 10 tende a ser ambicioso e busca, não necessariamente em termos financeiros, mas de status e prestígio, ser reconhecido. São pessoas que buscam reconhecimento pelo aperfeiçoamento e, desejam estar sempre entre os melhores profissionais. Têm um ideal de excelência.

A casa 10 também tem a ver com a escalada de Capricórnio e, por isso, com a hierarquia e com o chefe. Se você tem Marte na casa 10, por exemplo, é provável que você bata de frente com seu chefe e se empenhe para crescer tomando iniciativas, eventualmente, criando choque com quem está acima de você nessa escalada. Já se você tem Urano na casa 10, é provável que você não goste de ter chefe porque isso tira sua autonomia.

Todas essas questões de casa 10: hierarquia, profissão, status, imagem pública, excelência e carreira têm a ver com o pai ou uma figura paterna ou materna.

A CASA 11

A casa 11 tem uma analogia com o signo de Aquário. Além disso, é bem comum ser vista como uma casa de amigos. Por outro lado, gosto de ampliar esse significado para todos os grupos sociais.

Vale lembrar que Aquário é o oposto de Leão (regido pelo Sol com um ponto no meio). A casa 11 revela a descentralização do centro, ou seja, que todas as pessoas deveriam ser iguais. Quem tem planetas na casa 11 procura se socializar de um jeito em que todos trabalham por um objetivo em comum. Essa casa social, portanto, trabalha com grupos sociais que se reúnem para atingir esse objetivo comum: a turma do chopp, a turma da academia e assim por diante. É a casa ligada a sindicatos, aos condomínios e às agremiações que têm objetivos comuns. Logicamente, ela tem a ver com amizades, mas não como na casa 7 – eu e o outro. Ela tem a ver com várias pessoas juntas, a galera, os grupos sociais.

Outro significado importantíssimo da casa 11 é o lado disruptivo de Aquário, muito ligado ao futuro. Ela é uma casa de planejamento. Quem tem planetas na casa 11 – principalmente Sol ou Saturno – se preocupa com o futuro e procura ver sua própria vida a partir de uma perspectiva do tempo, ou seja, o que vai acontecer daqui a 3 meses, 6 meses, 1 ano, 3 anos, 5 anos, 10 anos, 20 anos, 50 anos e assim por diante. Essa perspectiva de tempo é importante para quem tem planetas na casa 11. Propor algo novo no futuro também tem a ver com essa casa. Perguntas como ‘pra onde eu vou?’ e ‘pra onde nós vamos como sociedade?’ A casa 11 é a casa da sociedade, das relações sociais e do coletivo.

CASA 12

A casa 12 tem uma analogia com Peixes. Enquanto este signo enxerga o todo, o oposto dele –  o signo de Virgem – enxerga o micro, o sistemático, o ordinário (casa 6). A casa 12, por sua vez, enxerga o extraordinário, ou seja, tudo aquilo que não acontece cotidianamente.

O inconsciente da casa 12

A casa 12 está relacionada ao inconsciente, ou seja, todas aquelas coisas que as pessoas enxergam a seu respeito, mas você não tem consciência. Uma analogia é pensar a casa 12 como se fosse as suas costas, ou a sua nuca: todos as vêem, mas não você. Além disso, essa casa se relaciona com a questão da entrega. Na casa 12 você não tem que fazer, tem que aceitar.

Pegando o gancho da aceitação, todo mundo tem uma casa 12 e uma parte de si não percebida. Aí moram os inimigos ocultos. São pessoas que falam de você pelas costas, sem a sua consciência. O que resta é simplesmente aceitar essa situação.

Existem alguns planetas difíceis na casa 12, com exceção de Netuno e Júpiter. Marte, por exemplo, que é iniciativa, num campo que você não domina ou tem clareza, justamente porque tem a ver com o inconsciente, pode ser mais complicado. Quem tem planetas nessa casa intui mais do que os outros, se relaciona mais com o extraordinário e o mundo metafísico, com o trabalho sacrificial (voluntário) e a entrega.

Quando você se vê diante da necessidade de aceitar algo, que remete muito ao signo de Peixes, você não atua, simplesmente aceita. A casa 12 tem a ver com esse auto sacrifício, portanto. Quem tem planetas casa 12 costuma se sacrificar em prol da humanidade, trabalhando em hospitais, prisões, ou se doando através de trabalho voluntário e assistência a outras pessoas mais necessitadas. A doação sem esperar nada em troca, também tem a ver com a casa 12. 

Além de doação e entrega, essa casa tem um significado essencial: isolamento. Quem tem planetas na casa 12 –  Sol e Lua, por exemplo – precisa se retirar do mundo ordinário e corriqueiro para ficar sozinho em alguns momentos. Essa ação é necessária para recarregar suas energias.

Quer aprender a interpretar seu mapa natal? A temática faz parte do Novo Curso de Astrologia que vem sendo desenhado por mim com muito carinho e dedicação. Ficou curioso para saber mais? Fique de olho, porque logo, logo, você vai poder conferir muitas novidades lá no site >>> http://ciadosastros.com.br/