Você já parou para pensar que nós experimentamos os quatro elementos desde a nossa concepção? Na barriga, ainda bebês, ficamos imersos no líquido amniótico (elemento água); à medida que o tempo passa, vamos nos ligando ao corpo material (elemento terra). Com força e a gigante iniciativa do trabalho da natureza, os batimentos cardíacos surgem (elemento fogo). É quando, em resposta a todas essas mudanças e à própria vida, os pulmões passam a respirar pela primeira vez (elemento ar).

Abrimos o post com essa incrível e poética analogia para tornar a compreensão o mais lúdica possível! Preparado para entender a relação dos quatro elementos e a astrologia?

Desde o momento em que Aristóteles difundiu a ideia dos quatro elementos: água, terra, fogo e ar, muitas pessoas fazem uso deles para algum tipo de orientação. Se voltarmos lá atrás na história vamos encontrar relatos de viajantes que usavam as quatro direções da bússola como orientação, assim como navegantes.

Todos nós temos os quatro elementos no mapa natal. A presença maior ou menor de cada um deles, guiada pelos planetas e o ascendente, indicam características importantes. Isso explica o motivo por trás da seguinte afirmação: “mas eu não me identifico com o meu signo.” Quando você não se identifica com o seu signo solar, uma das razões pelas quais isso pode acontecer é a falta desse elemento no seu mapa, ou seja, ele está representado somente pelo Sol.

O QUE POSSO APRENDER COM OS 4 ELEMENTOS?

Os quatro elementos podem ser divididos em dois arquétipos humanos importantíssimos: o feminino (Yin) Água e Terra – e o masculino (Yang) – Fogo e Ar. De um lado há a introspecção feminina e de outro, a expansão masculina.

Essa divisão nos ensina que é necessário identificar, compreender e honrar nossas características para alcançar mais equilíbrio. É a astrologia, mais uma vez, tornando possível o entendimento de si e do outro – se algum dia você for um astrólogo, mais especificamente.

A PRESENÇA DOS 4 ELEMENTOS NO MAPA NATAL

Você conhece alguém cheio de energia e vigor, que anima qualquer saída ou encontro, e alguma outra que parece estar sempre com pouca disposição? Certamente, sim. Pois é, essa situação pode ser explicada pela maior ou menor presença do elemento Fogo no mapa natal. Confira abaixo algumas características sobre cada um dos elementos:

FOGO

Esse elemento na astrologia representa o poder de ação e iniciativa. Geralmente, pessoas com grande presença do elemento fogo no mapa natal tendem a ser mais positivas, otimistas e vigorosas. Estão sempre animando os círculos sociais e demonstram força e perseverança na vida pessoal, profissional e social. No entanto, nem tudo são flores. Um desequilíbrio neste elemento, ou seja, um fogo fora de controle pode ser devastador. A pessoa pode se tornar alguém fora de controle, eufórica, autoritária ou agressiva, tanto verbalmente quanto fisicamente.

TERRA

Representa estabilidade e solidez. Pessoas com uma presença maior do elemento terra no mapa natal tendem a ser passivas, introspectivas e serenas. No entanto, os signos de terra lidam com sua característica elemental de forma bem distinta. Enquanto Touro produz, por exemplo, Virgem aperfeiçoa. Capricórnio, por sua vez, planeja e administra.

AR

O elemento água representa o intelecto e a comunicação. Pessoas com maior presença do elemento no mapa natal tem a razão e a lógica favorecidas em detrimento das emoções. Assim como no elemento fogo, os signos de ar também lidam com sua característica elemental de formas distintas. Gêmeos comunica, Libra equilibra, enquanto Aquário revoluciona.

ÁGUA

O elemento água representa as emoções e a sensibilidade. Pessoas com maior presença do elemento água no mapa natal tendem a ser mais pacientes, empáticas e imaginativas. Por outro lado, tendem a ser mais influenciáveis e sensíveis emocionalmente.

Ficou curioso para entender mais a fundo os quatro elementos? A temática faz parte do Novo Curso de Astrologia que foi desenhado por mim com muito carinho e dedicação. Entre na fila de espera >>> http://ciadosastros.com.br