Na astrologia existem doze casas astrológicas, que representam diferentes áreas da vida. Ao analisar um mapa natal é possível identificar maior ou menor presença de planetas ou pontos em cada uma dessas casas. Áreas que estão mais preenchidas, naturalmente, recebem maior atenção.

Diferente dos planetas, signos e elementos, as casas astrológicas não emanam energia, mas mostram em qual área da vida ela pode se manifestar. É importante destacar que caso não haja algum planeta numa casa, isso não quer dizer que essa área da sua vida não é importante. O astrólogo analisa essa casa especificamente de acordo com a energia do signo que está em sua cúspide.

A ordem das casas astrológicas é orientada pelo signo ascendente, ou seja, o signo que surge no momento do seu nascimento ao leste do horizonte. Ele é a cúspide, também chamada de linha divisória, da primeira casa. As outras casas dão a volta no sentido anti-horário, ou seja, em ordem decrescente.

É interessante observar que em um único dia, um ascendente se move através de todos os signos do zodíaco. Dessa forma, as cúspides mudam de um signo para outro. Isso reforça a necessidade de saber a hora exata e local em que você nasceu, para tornar possível uma análise precisa das casas.

UM BREVE RESUMO DAS CASAS ASTROLÓGICAS

CASA 1

É a casa do ascendente e revela o modo como você aparece para os demais. Diferente do que a astrologia popular prega, essa casa não trata da sua essência mas de um comportamento inconsciente escolhido. A casa 1 é a sua persona, a sua máscara social.

CASA 2

Representa a segurança, principalmente do ponto de vista material, e tem uma analogia com o signo de Touro. É uma casa ligada às questões de sobrevivência e conforto. Por isso, indica o modo como você adquire e aplica seus recursos financeiros.

CASA 3

Essa casa tem uma analogia ao signo de Gêmeos e  fala da troca de informações e, principalmente, às questões de ensino-aprendizagem. O comércio e os processos de negociação também são indicados pela casa 3.

CASA 4

É uma casa de intimidade e diz muito sobre a sua origem, suas raízes (antepassados, família, início e final da vida), e pra onde você vai.

CASA 5

Você já ouviu falar que a casa 5 tem a ver com os filhos? Pois é, faz todo sentido. Ela diz respeito àquilo que você cria e ninguém mais faz igual. Por isso, ela também é uma casa de autoafirmação!

CASA 6

A casa 6 diz respeito a tudo aquilo dentro do eixo da vida e tem uma analogia com o signo de Virgem, principalmente no quesito funcionalidade. Quem tem uma boa casa 6 tem facilidade para se organizar no dia a dia e tende a ser bastante produtivo. Como ela é uma casa ligada aos hábitos, também se relaciona com a saúde. Por isso, bons hábitos resultam em saúde. Maus hábitos, por sua vez, em doenças.

CASA 7

A casa 7, ao contrário da casa 1 (eu), fala do outro. É uma casa, curiosamente, ligada ao casamento e também ao inimigo declarado. É ela que indica as relações de contrato, sejam amorosos ou profissionais, como uma sociedade.

CASA 8

Essa casa diz respeito aos recursos do seu parceiro, no casamento ou nos negócios. A casa 8 também está relacionada àquelas informações ocultas, segredos e recursos intangíveis. É uma casa que tem uma analogia com o signo de Escorpião, e pode representar uma situação de crise. Indica, por isso, a necessidade de uma resolução imediata!

CASA 9

A casa 9 tem um significado muito interessante, já que é uma casa de elevação ao ponto máximo (rumo ao meio do céu). Isso quer dizer que a sua visão de mundo e tudo que você faz para ampliar seus horizontes, tanto em relação às pessoas quanto ao conhecimento, são questões indicadas na casa 9.

CASA 10

A casa 10 tem uma analogia com o signo de Capricórnio, que busca galgar novos horizontes, e se relaciona com a sua profissão.  É uma casa muito ligada ao topo, a hierarquia e busca pelo reconhecimento, além do relacionamento com o seu chefe.

CASA 11

É uma casa social e expressa os interesses coletivos de um grupo. Por isso, a casa 11 é casa ligada a sindicatos, aos condomínios e às agremiações. Além disso, é uma casa muito ligada ao planejamento coletivo.

CASA 12

A casa 12 está ligada àquilo que é extraordinário, ou seja, a tudo aquilo que não costuma acontecer. Além disso, existe um inconsciente da casa 12 que é ligada aos inimigos ocultos, ou seja,  pessoas que falam de você pelas costas.

Como essa casa é orientada pela aceitação, é importante que você não lute contra as situações que surgirem e simplesmente aceite-as.

Quem tem planetas na casa 12 tende a ser muito empático e, por isso, pode escolher o sacrifício em prol de um grupo. Assim, é comum que o trabalho desempenhado seja em hospitais ou prisões, por exemplo.

Como a casa 12 também é uma casa de isolamento, é natural que pessoas com muitos planetas nessa casa precisem ficar sozinhos para voltar ao mundo ordinário com mais energia e disposição. 
Esse é apenas um breve resumo das casas astrológicas. Ficou curioso(a) para saber mais a fundo sobre o tema? Inscreva-se na lista de espera no Novo Curso da Cia dos Astros: https://www.ciadosastros.com.br/