Você já ouviu falar em ritmos do ponto de vista astrológico? Os ritmos também são chamados de modalidades, qualidades ou de quadruplicidades. E apesar desse último nome se referir a 4, há somente 3 ritmos ou quadruplicidades: cardinal, fixo e mutável. Esse nome não se refere ao número de ritmos, mas a quantidade de signos que existem para cada ritmo. Esses ritmos são fundamentais na astrologia, porque em combinação com os 4 elementos (as triplicidades – porque há 3 signos de cada um dos 4 elementos), formam a natureza dos 12 signos zodiacais. Então vamos entender como funciona a natureza dos ritmos astrológicos.

O ritmo cardinal

É o ritmo dos signos Áries, Libra, Câncer e Capricórnio. Nesses signos predomina a energia da iniciativa, de começar as coisas e de sair da inércia. Pessoas com muitos planetas em signos cardinais tendem a ser pró-ativas, buscando iniciar projetos e evitam situações de estagnação, embora cada um à sua maneira.

Áries é o primeiro cardinal, e, portanto, é o iniciador do zodíaco por excelência. Como cardinal de fogo, representa a energia semente. O esforço instintivo de ir à luta e de, antes de tudo, existir. A energia de Áries é como a energia da primavera no hemisfério norte, onde após o inverno e a neve, a natureza desponta novamente com toda a sua força. É o começar de qualquer ciclo. É a sementinha que usa toda a sua força para romper o solo e nascer. Já Câncer, sendo cardinal do elemento água, representa a iniciativa e a pró-atividade em direção à vida: cuidar, alimentar e nutrir. Libra por sua vez é o signo cardinal de ar (ideias, pensamento, conceitos), e, portanto, usa a sua cardinalidade (iniciativa) em direção ao uso da razão objetivando equilibrar conflitos. E finalmente Capricórnio, cardinal de terra (realidade material e objetiva), é a iniciativa direcionada a galgar segurança material – esse signo tem uma analogia com o inverno no hemisfério norte, onde há escassez de tudo, e é imprescindível ser frugal, econômico, e acima de tudo, ter iniciativa para sobreviver num ambiente onde os recursos são escassos.

Pessoas com excesso de planetas em signos cardinais tendem a começar muitas coisas, embora não necessariamente as terminem. Já pessoas com falta de planetas em signos cardinais, por outro lado, costumam apresentar grande dificuldade em iniciar seus projetos.

O ritmo fixo

É a marca de signos como Touro (Terra), Leão (Fogo), Escorpião (Água) e Aquário (Ar). Pessoas com o ritmo fixo tendem a demonstrar um poder de sustentação maior que os demais. O ritmo fixo, ao contrário do cardinal (que representa iniciar), representa a energia da manutenção. São signos que direcionam suas habilidades para manterem o que têm, cada qual conforme o elemento que o constitui.

Touro, signo fixo de terra, preza pela estabilidade física. Valoriza, portanto, o conforto físico e material. Quanto mais confortável e seguro materialmente, menos precisará se mexer. Leão, o fogo fixo, representa o ápice ou a exuberância do entusiasmo (fogo), que “aquece” os que estão à sua volta, ou seja, é o centro que irradia energia aos demais. Escorpião, como água fixa, representa a manutenção e a fixidez dos sentimentos e emoções. Não é à toa que esse signo costuma ser passional e intenso do que se refere a essas questões. Finalmente Aquário, elemento ar fixo, representa a fixidez das suas próprias ideias, geralmente em contraposição às vigentes.

Pessoas com excesso de planetas em signos fixos tendem a demonstrar certa teimosia. Como têm muita energia de manutenção, podem persistir em manter padrões e situações que já não deram certo, muito embora apresentem uma característica muito bacana diante da vida: a persistência.

Pessoas com falta de planetas em signos fixos, por outro lado, costumam apresentar certa instabilidade e dificuldade em persistir em seus projetos, dificultando que vinguem.

O ritmo mutável

É a marca de signos como Gêmeos (Ar), Sagitário (Fogo), Peixes (Água) e Virgem (Terra). O ritmo mutável, como o próprio nome diz, indica uma inteligência de adaptabilidade. Sabem se adaptar a pessoas e a situações. Se os signos cardinais iniciam e os fixos mantém, os signos de ritmo mutável sabem também terminar as coisas. O ritmo mutável é aquele que fecha e termina os ciclos com maestria.

Gêmeos, ar mutável, é a pluralidade de ideias e de interesses, tendendo com isso a mudar constantemente de opiniões. Sagitário, fogo mutável, representa o entusiasmo de buscar as grandes verdades. É o signo das longas jornadas, onde o entusiasmo do fogo é dirigido na ampliação do conhecimento e dos seus horizontes. Peixes, por sua vez, tende a ser mutável emocionalmente (elemento água), enquanto Virgem é a terra mutável, ou seja, a inteligência de adaptar-se ao mundo real, prático e concreto. Por isso busca incessantemente o perfeccionismo da técnica e da prática, através de constante experimentação e aperfeiçoamento.

Pessoas com excesso de planetas em signos mutáveis estão sempre almejando por mudanças e encontrando formas de contornar obstáculos. Ao mesmo tempo, são pessoas que apresentam dificuldade em se posicionar firmemente frente às outras. 

Pessoas com falta de planetas em signos mutáveis, por outro lado, costumam apresentar dificuldade em aceitar mudanças.

Esse é um breve resumo dos ritmos astrológicos. Ficou curioso(a) para saber mais? Inscreva-se na lista de espera do Novo Curso da Cia dos Astros com previsão para INÍCIO ESTE MÊS: https://www.ciadosastros.com.br/