Os planetas são muito importantes para identificar qualidades inatas no mapa natal, a forma como elas se expressam interna e externamente, ou seja, quais são as tendências de uma pessoa e como elas podem influenciar na sua vida pessoal, profissional e em seus relacionamentos.

Para analisar tudo isso é necessário considerar três aspectos: as casas astrológicas que os planetas ocupam, os signos zodiacais que eles ativam e o ângulo que eles formam com outros planetas, mas isso é assunto para outro post!

O SIGNIFICADO DOS PLANETAS NO MAPA NATAL

SOL

Ele é a fonte primária de energia do sistema planetário, revela a essência, individualidade e o modo como cada pessoa percebe a vida. O astro leva um ano para se mover por todo zodíaco e fica cerca de um mês em cada signo. Diferente de outros planetas, ele não tem movimento retrógrado.

Outra característica bem interessante é o que o Sol costuma iluminar a casa na qual está, proporcionando mais clareza, energia e foco aos assuntos que essa casa rege. Dessa forma, se o Sol está na casa 7 isso revela uma pessoa mais centrada em seus relacionamentos e nas parcerias (amorosas ou profissionais). Em contrapartida, se o Sol está na casa 1 isso revela uma pessoa mais voltada para si.

LUA

A Lua já foi chamada de Luna (pelos romanos), Artemis e Selene (pelos gregos), e muitos outros nomes, influenciando diretamente emoções e ciclos – tanto menstrual quanto o sobe e desce das marés, por exemplo. No mapa natal, ela revela nossas emoções, desejos e receptividade. Também indica como reagimos emocionalmente ao que acontece à nossa volta e como nos nutrimos emocionalmente e até fisicamente!

MERCÚRIO

Na mitologia romana, Mercúrio é o deus do comércio e das viagens. Na astrologia, Mercúrio é o planeta que rege o intelecto, a comunicação, inteligência, lógica e razão, não como nos sentimos. 

Um fato curioso sobre este planeta é que ele consegue dar até quatro voltas ao redor do Sol por ano, já que ele leva bem menos tempo para se deslocar em torno dos signos do zodíaco. Além disso, quando Mercúrio está bem posicionado no mapa é possível processar, compreender e armazenar informações de forma bem fluida, o que pode ser muito benéfico para os estudos, negociação e intermediação de maneira geral.

Seu glifo, representado com o crescente acima do círculo simboliza a receptividade às percepções do super inconsciente. 

Imagem: glifo de Mercúrio

VÊNUS

Na mitologia, Vênus é conhecida como Afrodite. Na astrologia, representa o aparelho sedutor, o modo como cada pessoa se relaciona com as demais, sua sensibilidade e gostos pessoais.  Além disso, a posição de Vênus no mapa revela a área da sua vida com maior propensão a atrair afeto.

Uma curiosidade sobre o glifo do planeta é que a cruz da matéria está localizada abaixo do círculo, revelando uma necessidade de busca pelo equilíbrio e bem-estar coletivo muito antes das necessidades materiais. Bacana, né?

Imagem: glifo de Vênus

MARTE

O planeta revela o desejo de ser, fazer e conquistar. Por isso, revela o modo de tomar iniciativas e também o seu ‘sistema de defesa’. O planeta vermelho, como é chamado até hoje na mitologia, representa Ares – o deus da guerra. A força por trás de seus objetivos não foge à luta: deseja, vai atrás e conquista.

Seu glifo é um círculo com uma seta apontada para o alto, o que pode ser interpretado como você defende a sua imagem e vai à luta!

Imagem: glifo de Marte

JÚPITER

Júpiter é o maior planeta do sistema solar e indica por onde naturalmente a vida se expande, além de estar relacionado à fé, à confiança e ao otimismo. Seu glifo pode ser interpretado como uma busca por experiências exteriores para entender o que está dentro. Por isso, a relação com o universo na forma de religião ou filosofia pode ser proporcionada pelo planeta! 

O posicionamento do planeta no mapa natal revela como a pessoa realiza as coisas em ampla escala e demonstra expansividade.

Imagem: glifo de Júpiter

SATURNO

Ele é o planeta que indica traços de disciplina, responsabilidade e amadurecimento. É conhecido como a ‘cruz do mapa’ e indica sua capacidade de realizações. Além disso, ele está sempre pronto para ensinar uma lição, impondo restrições e endireitando o caminho. No mapa natal, o posicionamento de Saturno indica onde está o seu dever. 

Imagem: glifo de Saturno

A título de curiosidade, seu glifo remete ao de Júpiter (são idênticos, mas um está de cabeça para baixo em relação ao outro). A explicação para isso é simples: representam opostos. Enquanto Júpiter incita a expansão, Saturno representa os limites e a contrição. A dinâmica entre os dois é que vai permitir (ou não) o equilíbrio entre o agradável e o necessário. 

URANO

É o planeta que representa o rompimento de paradigmas para elevar a consciência coletiva. Também rege a inovação e formas de expressão de quebram os padrões. Seu glifo revela a percepção das coisas de forma rápida e intuitiva.

Imagem: glifo de Urano

NETUNO

O planeta indica o modo de fuga das limitações materiais e a forma para desenvolver a espiritualidade, inspiração, compaixão, idealismo e encantamento. No glifo de Netuno, a cruz é o cabo e o tridente aponta para o céu, podendo ser interpretado como uma busca pelo divino.

Quando Netuno recebe destaque no mapa natal, a pessoa tende a ser mais sonhadora e intuitiva, mas é bom tomar certo cuidado para não perder o rumo das coisas. 

Imagem: glifo de Netuno

PLUTÃO

Plutão é o planeta das grandes transformações. Está relacionado ao poder do dinheiro, por exemplo, tal qual na palavra plutocracia, mas também dirige todos os processos de início e final de ciclos, como morte e renascimento e todas as transformações profundas que ocorrem na vida. 

Imagem: glifo de Plutão

Cada mapa é único e o posicionamento dos planetas deve ser avaliado de forma individualizada, já que cada pessoa experimenta a realidade de forma subjetiva. Além disso, algumas partes do mapa natal podem revelar algumas tendências e encorajar determinadas ações, enquanto outras tendem a ser mais desafiadoras e limitantes. Entender onde você tem bloqueios no seu mapa pode ajudá-lo a lidar com mais facilidade com as situações que surgirem ao longo da sua vida! 

Ficou curioso(a) para saber mais? Inscreva-se no Curso de Fundamentos da Astrologia: http://bit.ly/38nhNIB