Você já parou para pensar na forma onde concentra sua energia e esforço? Marte está em domicílio nos signos de Áries e Escorpião; exílio em Libra e Touro; exaltação em Capricórnio e queda em Câncer.  

O planeta está ligado não só a energia, mas também ao impulso e à ação. Tudo isso pode ser percebido em fatos cotidianos, não apenas em conflitos ou relacionamentos. 

Capricórnio é o signo da ambição e da perseverança. Incansável, ele consegue o impulso e a energia de Marte para ir em frente! Por isso, Marte em Capricórnio tem uma fantástica capacidade de esforço continuado. 

Os planetas onde Marte está perfeito, ou seja, Áries e Escorpião, não conseguem ter a tenacidade de um Marte em Capricórnio. Marte em Áries é a explosão do esforço, mas muda de objetivo muito rapidamente, porque encontra outras coisas legais. Marte em Escorpião chega próximo a Capricórnio, e sua característica é cirúrgica; vai no ponto exato, mas se esgota no meio do caminho. Por outro lado, nada supera Marte em Capricórnio. Ele traça o plano geral a longo prazo, levando em consideração o tempo, por ser um signo de Terra, o espaço, os recursos e, além disso, mede muito bem a dose de esforço em cada etapa para não chegar exausto ao seu objetivo.

Abaixo você confere um breve resumo do planeta nos signos:

Marte em Áries

Coragem, iniciativa, liderança, audácia e impulsividade; pode ser competitivo nas questões mais banais; gosta de atacar e se defende instintivamente.

Marte em Touro

Iniciativa pragmática; é perseverante; demora a ficar irritado, mas quando isso acontece fica incontrolável.

Marte em Gêmeos 

Começa muitas coisas ao mesmo tempo ou não, mas sem terminá-las; demonstra inquietação e pressa; irrita-se com a lentidão alheia; possui curiosidade agressiva e que incomoda. 

Marte em Câncer 

Agressividade interna ou com os íntimos; toma iniciativa de maneira cautelosa e geralmente não direta; defende melhor as pessoas próximas do que a si. 

Marte em Leão

Agressividade e iniciativa se expressam de forma dramática e teatral; perseverantes e líderes, principalmente se houver plateia; opiniões enfáticas e firmes; autoritários.

Marte em Virgem 

Agressividade e iniciativa visam eficácia; prefere pequenas ações a uma única; precisão cirúrgica; escolhe agir sozinho e se irrita com as iniciativas alheias que falham. 

Marte em Libra 

Considera todos os prós e contras das iniciativas antes de agir ou se defender; dificuldade de dizer não. 

Marte em Escorpião

Agressividade e iniciativa; vai direto ao ponto e é muito eficaz; é passional; briga para arrasar seu oponente ou morrer; vingativo. 

Marte em Sagitário

Luta pelos seus ideais e motiva as pessoas ao agir; pode ser exagerado para defender suas ideias e até ser fanático ao pregar suas crenças.

Marte em Capricórnio

Tende a ser ambicioso, persistente e dedicado em projetos de longo prazo; dificilmente perde a cabeça; autocontrole e bom timing para agir. 

Marte em Aquário

Luta por liberdade e igualdade de todos; iniciativas originais ou imprevisíveis, geralmente permeadas por frieza.

Marte em Peixes

Luta ou se sacrifica pelos menos favorecidos ou excluídos, mesmo que se prejudique com isso; inconstância na ação, falta de comprometimento e procrastinação. 

Achou muito curtinho esse post e ficou curioso para saber mais a fundo sobre o tema? Inscreva-se no Curso da Cia dos Astros: https://ciadosastros.com.br/