Você sempre se interessou por astrologia, principalmente em relação a influência dos astros na sua vida pessoal, profissional e social? Esse é um dos assuntos que geram mais curiosidade e eu, Sérgio Pupo, resolvi abordar esse tema no post de hoje! Quem vem comigo?

“Assim é embaixo como é em cima”. Esse aforismo hermético resume muito bem o significado da astrologia. Nas civilizações antigas, as previsões astrológicas eram utilizadas na agricultura, para compreender os fenômenos naturais, as cheias dos rios, os movimentos e ciclos da natureza, além dos acontecimentos na vida humana. 

Para compreendermos melhor a influência que os astros têm na nossa vida, é feito o mapa natal, uma espécie de fotografia do exato momento em que nós nascemos. O posicionamento dos planetas e signos nas casas astrológicas, os aspectos e trânsitos planetários servem de apoio e orientação na hora de conhecermos nossas tendências, comportamentos, qualidades e desafios. Confira de forma sucinta o que os elementos do mapa natal representam:

Sol 

Representa nossa essência, nosso ego. Como enxergamos a vida e como somos e procedemos. É também o nosso lado ativo ou masculino, e também tem muitas ligações com o nosso pai.

Ascendente

A posição do ascendente se situa na cúspide (início), na primeira casa astrológica no mapa natal. É a primeira impressão que causamos aos demais, como se fosse uma “máscara pessoal, ou nossa persona. 

Lua

Representa nosso lado passivo e emocional: reações emocionais, sensibilidade, inconsciente, expressões emocionais subconscientes e instintivas, intuição, temperamento e aspectos da nossa natureza mais íntima. Tem profunda relação com a nossa mãe.

Mercúrio

Representa nosso intelecto, como raciocinamos, nos comunicamos e nossos padrões mentais. 

Vênus

Representa nossa afetividade, sensualidade e aquilo que nos atrai no outro. Também vai indicar como conseguimos (ou não) seduzir os outros e obter pequenos favores – e é por isso que também é chamado de “pequeno benéfico” da astrologia.

Marte

Marte representa nosso poder de iniciativa, como agimos e avançamos nas coisas que desejamos conquistar. Indica também nossa capacidade de superarmos desafios, de nos defender dos outros e nosso impulso sexual. 

Júpiter

Representa nosso potencial de expansão e crescimento, além do nosso sentido na vida. Sabe aquilo que nos impulsiona individualmente? Tem a ver com Júpiter. Indica também onde podemos obter grandes benefícios.

Saturno

O planeta representa uma espécie de mestre, como um professor, que sempre tem algo a nos ensinar. Ele representa nossa necessidade de sermos excelentes, e, portanto, onde temos medo de errar, e por isso nos limitamos ou nos exigimos. Saturno funciona como um acumulador de experiências para nos tornarmos cada vez melhores. Também indica o nosso nível de responsabilidade, disciplina e maturidade frente aos desafios da vida, apontando nossas fraquezas, faltas e carências.

Urano

Urano é o nosso impulso e anseio por liberdade! Não à toa ele é conhecido como o planeta da revolução, da rebeldia e do novo. Onde temos Urano, é onde a nossa vida tem potencial de nos renovarmos.

Netuno

Netuno representa nossa imaginação, inspiração, espiritualidade e poder de inspiração. Tudo o que promove a transcendência da materialidade tem a ver com Netuno (para o bem ou para o mal): é o encantamento, a arte, a meditação, mas também as drogas e a fuga da realidade. 

Plutão

Representa nossa elevação da consciência acima da materialidade e do cotidiano, trabalhando apegos, promovendo crises, términos e recomeços, morte e renascimento, e transformações profundas. 

É importante esclarecer que o mapa natal não tem a função de determinar o futuro, mas sim apontar tendências que podem nos ajudar em nossa jornada individual e coletiva! 

Curtiu esse post? Eu, Sérgio Pupo, espero por você com muito mais conteúdos astrológicos no Curso da Cia dos Astros. Acesse http://ciadosastros.com.br/ e inscreva-se!