Você já parou para observar onde Mercúrio está localizado no seu mapa natal? 

Na mitologia romana, Mercúrio é o mensageiro dos deuses e também o deus do comércio e das viagens. Não por acaso, na astrologia o planeta rege a comunicação e o intelecto! Por isso, no mapa natal sua localização representa exatamente onde cada um de nós tem mais facilidade de se expressar. 

Um Mercúrio bem posicionado, por exemplo, pode torná-lo ao longo da vida um excelente comunicador e gestor, influenciando sua capacidade de gerenciar equipes e até mesmo suas habilidades manuais.  

Pelo lado positivo, o planeta traz perspicácia, habilidades intelectuais e manuais, praticidade e diplomacia. Além disso, Mercúrio também estimula a curiosidade pela descoberta, pela cultura de forma geral, o prazer em se comunicar e uma certa habilidade camaleônica de se adaptar a diferentes tipos de situações. Esse é um apanhado geral do lado positivo de Mercúrio, mas é claro que tudo isso depende muito do posicionamento do planeta nos signos e casas do seu mapa natal. 

Já pelo lado negativo pode fazer com que você seja sarcástico, irresponsável e superficial. Lembra do bom comunicador? Com o planeta mal posicionado é justamente o contrário, a pessoa tende a falar demais e sem se fazer entender; a mente, ao invés de ficar aguçada, aqui pode ser dispersa. O interesse é que isso nos afeta já desde bebês. Uma criança com Mercúrio mal posicionado pode começar a falar tarde, por exemplo. 

De maneira geral, Mercúrio tende a não ser muito positivo nos signos de Água, ou seja, Câncer, Escorpião e Peixes. Isso porque pode haver um certo embate entre lógica e emoção. Como tudo tem um lado bom. Mercúrio em signos de Água em contrapartida, pode fazer com que as pessoas talvez consigam expressar mais a respeito do que sentem. 

O posicionamento de Mercúrio revela muito sobre a maneira como cada um de nós se expressa. Ao estudá-lo a fundo é possível compreender que algumas pessoas falam mais pausadamente, enquanto outras atropelam as palavras; algumas portam muitas informações e outras desejam profundamente absorver essas informações e assim por diante. Mercúrio tenso com Urano, por exemplo, pode muito bem ser um fator desencadeador de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade)!

Gostou desse post, mas quer aprender mais sobre este planeta e os demais? Eu, Sérgio Pupo, espero por você no meu Curso de Formação Online em Astrologia! Acesse https://ciadosastros.com.br/ e inscreva-se!