O mapa natal de todo mundo sempre tem pontos fortes e fracos (tensões e contradições), que são inerentes a todo ser humano!

Viver com sabedoria implica em usar bem os pontos fortes e aprender a lidar com os fracos, e nisso a astrologia é insuperável. Tanto para nós quanto para o astrólogo, que orienta seus clientes.

Falando especificamente sobre as tensões e contradições, ambas geram eventos e situações em que o indivíduo tem a oportunidade de, por tentativa e erro, aprender a lidar melhor com elas. O que digo é que esses eventos geram experiências e, portanto, a oportunidade de aprender (ou não) com elas. Essas tensões sempre estarão lá, gerando uma tendência primária para comportamentos autodestrutivos. Diferente dos animais, o ser humano tem um nível de livre arbítrio maior, o que permite que ele obtenha – através do esforço – menos comportamentos autodestrutivos.

Em outras palavras, ao “levar na cabeça”, algumas ou muitas vezes, vamos criando um “calo” e uma autoproteção em busca de mudança. Vamos aprendendo a lutar contra a nossa natureza primária autodestrutiva. Então, sim, é possível mudar e “fazer do limão uma limonada”, mas não é imediato e nem fácil. É um processo no qual cada tentativa permite um pouquinho de avanço e às vezes um retrocesso para podermos avançar ali mais adiante! Vale lembrar que é sempre opcional! Por exemplo, se alguém tem um Plutão na casa 2, que significa entre outras coisas: poder, obsessão, profundidade, purgação, morte e renascimento em relação às questões ligadas à segurança material e ao que ele valoriza, há uma chance de ressignificar essas questões. Não que ocorrerá peremptoriamente, mas há uma chance real de profunda ressignificação ao longo da vida. Como disse, é um processo! Se com Plutão de 2 a perda material dói, é porque o apego é muito intenso. Então é aí que é necessário mexer. É aí que está tanto a ruína como a fênix e a total sublimação e cura dessa dor!

Para finalizar, vale lembrar que todos os grandes gênios da humanidade, aquelas pessoas que foram exemplos, ou que fizeram coisas fantásticas e deixaram um importante legado a todos, não tinham mapas natais cheios de trígonos e planetas bonzinhos e favoráveis. Tinham, sim, profundas contradições e tensões! Apesar disso, conseguiram feitos incríveis, porque voluntariamente escolheram trabalhar arduamente na mudança de seus comportamentos autodestrutivos! 

O fato de existirem contradições e tensões no mapa não é garantia de que a pessoa vai fazer coisas fantásticas na vida, mas revela que ela terá a chance de se esforçar para superar essas contradições! Ou não, porque a decisão será sempre pessoal…

Curtiu esse post? Eu, Sérgio Pupo, espero por você com muito mais conteúdos astrológicos no Curso da Cia dos Astros. Acesse http://ciadosastros.com.br/ e inscreva-se!