Você provavelmente já consegue identificar os signos através dos elementos da natureza, que são Fogo, Terra, Ar e Água. O interessante é que existe outro tipo de divisão na astrologia, chamada de ritmos, modos ou modalidades. Nesse post você vai conhecê-los e descobrir o que eles significam!

Essas divisões, traçadas pelo próprio zodíaco, são chamadas de triplicidades quando divididas por elementos e por quadruplicidades quando são divididas por ritmos: cardinal, fixo e mutável. Por que quadruplicidades? Os ritmos são divididos em grupos de quatro signos e podem nos indicar a nossa capacidade de adaptação às circunstâncias. Além disso, não por coincidência, eles estão ligados ao início, meio e fim de cada estação do ano. 

Muito bem, o que essas manifestações rítmicas significam então? Veja a seguir:

Cardinal (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio)

Esse ritmo ou qualidade representa o início das estações, a cruz cardinal (relacionamento e independência) e a disponibilidade. Não à toa esses signos geralmente têm mais iniciativa do que os demais. Energia, coragem, pioneirismo, empreendedorismo e autenticidade.. 

Pessoas com muita ênfase em signos cardinais têm maior facilidade para iniciar projetos e para empreender, ou sair da inércia, abrindo seu próprio caminho!

Fixo (Touro, Leão, Escorpião e Aquário)

Esse ritmo ou qualidade representa o meio das estações, a cruz fixa (posse e poder).. São signos caracterizados pela convicção, afirmação, lealdade, confiabilidade, prestígio e realização, mas também teimosia e frieza. A tônica dos signos fixos é a energia da manutenção. Sua força emerge para manter aquilo que já está em curso 

Pessoas com forte ênfase em signos fixos tendem a demonstrar maior resistência e obstinação!

Mutável (Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes)

Representando o fim das estações, a cruz mutável tem analogia com os finais de ciclo., e portanto sua especialidade é terminar, concluir projetos, empreendimentos, etc. Por isso mesmo, são signos que se adaptam com muito mais facilmente às situações e às mudanças que acontecem no ambiente, apresentando grande “jogo de cintura”, mutabilidade e versatilidade, mas também inconstância e… procrastinação (porque é no fim dos prazos é que conseguem seu melhor desempenho). 

Vale lembrar que todos nós possuímos qualidades não apenas do nosso signo solar ou do elemento onde este se encontra, mas para calcularmos o balanço de ritmos, precisamos incluir a posição de todos os 10 planetas e o Ascendente, conforme o ritmo de cada um. Na astrologia é fundamental analisar o todo, ou seja, o mapa natal em sua totalidade.

Curtiu esse post e quer saber mais sobre o assunto? Inscreva-se no Curso Online de Astrologia da Cia dos Astros