A primeira coisa que vemos ao analisarmos Mercúrio é sua duplicidade. O planeta é hermafrodita, possui natureza dual, além de reger os signos de Gêmeos e Virgem.

Mercúrio é filho de Zeus, o grande chefe do Olimpo, e a ninfa Maia. Tem como característica um raciocínio muito rápido e a ausência do medo. As coisas mais absurdas que o confrontam, ele tira de letra através da sua agilidade mental, usada como subterfúgio em determinadas situações. Essa agilidade também é dupla e, portanto, tanto física como mental. 

As asas em seus pés e no seu capacete representam justamente sua inteligência em pensar e se deslocar muito rápido. É por isso que Mercúrio rege a inteligência, o intelecto e o raciocínio. Essa inteligência serve para avaliar, por exemplo, a melhor forma de chegar rápido a um determinado lugar. Nesse sentido, uma analogia bem interessante para pensarmos em Mercúrio é considerá-lo um carteiro. Na verdade, ele era exatamente o “carteiro do Olimpo” ou, melhor dizendo, o mensageiro de lá, sempre muito ágil por conhecer e saber como se deslocar com a maior eficiência e eficácia.

Inclusive, toda memória associada a fatos também tem ligação com o planeta. Numa situação de estudo, por exemplo, tudo aquilo que foi lido e armazenado no cérebro pode ser acessado com eficiência através de Mercúrio.

Mercúrio era o mensageiro do Olimpo e particularmente de Zeus, seu pai. Transportava de tudo, inclusive as almas que iam para o reino dos mortos. Era o único que não representava nenhuma ameaça e, portanto, Hades (Plutão), lhe dava livre acesso aos mundos inferiores.

O planeta rege além das viagens e dos deslocamentos, as transações comerciais de compra e venda, o comércio, o raciocínio ágil e a capacidade de negociação. Essa agilidade pode acabar tendo um lado embusteiro e/ou malandro. Isso acontece porque Mercúrio pensa tão rápido, que quando se dá conta ele já deu “um nó” no cérebro dos outros, muitas vezes enganando ou ludibriando a todos, por puro prazer de utilizar a sua privilegiada agilidade mental – como se fosse um divertimento infantil ou maroto.

É lógico que Mercúrio também tem o seu lado curioso, ligado a Gêmeos, porque ao ser o “repórter” do Olimpo ele acaba sabendo de todos as notícias. Por outro lado, esse planeta também pode usar seu raciocínio privilegiado para ajudar, cooperar e servir às outras pessoas, executando muitas tarefas com método, precisão e superior capacidade de análise, tal qual funciona o signo de Virgem. Lembro que a habilidade de um músico tocar um instrumento, com a técnica e precisão de um expert, também está ligada à inteligência virginiana. Por isso, faz todo sentido que o planeta seja regente de ambos os signos.

Gostou desse conteúdo, mas achou ele muito curtinho? Conheça o nosso Curso Online de Formação em Astrologia em https://ciadosastros.com.br/ e venha estudar com a gente!