Dezembro já começou tenso por causa da quadratura entre Sol e Marte, que se iniciou no último dia de Novembro e foi até 05/12. Discussões, ânimos acirrados e muita competitividade. As reações tendem a ser impulsivas e agressivas, por isso convém evitar conflitos.

Urano também fica oposto a Vênus desde 29/11 e vai causar estranhamento, rompantes e comportamentos inesperados nos pares afetivos até 02/12. Procure dar mais espaço ao outro para amenizar essa tensão.

Vênus ingressa em Escorpião de 02/12 até o início do ano, intensificando todas as relações afetivas. O interesse sensual fica mais intenso, mas também há um aumento da desconfiança, a insegurança e de ciúmes em relação ao parceiro, o que pode ser corrosivo.

De 4 a 6/12 Netuno e Sol entram em profundo desacordo, gerando falta de perspectivas. Os objetivos de vida parecem que perdem o sentido e o horizonte fica nebuloso, podendo gerar enganos e erros de avaliação. De 5 a 8/12 Netuno também fica conjunto a Marte, fazendo com que seja necessário muito mais esforço para você ver as coisas andarem.

Não é o melhor momento para tomar decisões importantes e partir para a ação, especialmente aquelas decisões que mudam o curso da vida. A visão não é clara e a energia necessária para se ter sucesso não está boa.

Mercúrio cessa seu movimento retrógrado em 6/12, nos dando um alívio para as questões envolvendo comunicação, telefone, internet e transportes. Por outro lado, como ele leva um tempinho para recobrar o pleno movimento direto e, logo em seguida, entra em Sagitário, é bom esperar até a noite do dia 12/12 para fazer aquela divulgação importante ou iniciar uma nova ação de marketing.

Saturno irá nos dar uma ajudinha para encontrar pechinchas e objetos antigos, belos e de valor, ao se harmonizar a Vênus de 15 a 17/12. É também um momento favorável para reforçar os laços afetivos, tornando as parcerias mais sólidas e duradouras. Quase nesse mesmo período Marte se afina bem a Plutão (15 a 18/12), facilitando todas as iniciativas necessárias para eliminar o que não presta e nos dando energia extra para encarar desafios.

Entre 19 a 21/12 deve aumentar o nosso interesse por ideias avançadas e inovadoras, devido a harmonia que Sol e Urano fazem no céu. O foco fica mais dirigido a assuntos tecnológicos e a reunião de pessoas em torno de um ideal em comum, principalmente se estiver ligado a ideologias ou assuntos de vanguarda. É um bom período também para estudos e viagens entre 20 e 22/12, proporcionada pela união de Mercúrio a Júpiter.

Netuno e Vênus nos presenteiam com um agradável toque de romance e fantasia entre 20 e 22/12, sendo uma época muito propícia para apaixonar-se. Seja por uma pessoa encantadora, seja por admirar qualquer tipo de arte, como música, dança, cinema e teatro. Que tal um programa desse nesses dias, especialmente se for com aquela companhia especial?

No dia 21/12 é o Sol que muda de signo, passando para Capricórnio e marcando o início do Verão no Hemisfério Sul e o início do inverno no Hemisfério Norte. Com o Sol em Capricórnio, as características mais marcantes desse signo vão se fazer mais presentes na nossa vida, sendo nós capricornianos ou não. Vamos ter mais tenacidade e persistência para perseguir e alcançar nossos objetivos materiais, mesmo que dê trabalho, e com uma visão mais consistente e pragmática das coisas. Esse é um período que vai até o dia 20 do mês que vem e será muito favorável para planejar cuidadosamente os próximos passos a serem dados na sua profissão e na sua carreira, assim como o que deve ser cortado e o que deve ser reestruturado para buscar sucesso ano seguinte. Mãos à obra!

Exatamente durante o natal, entre 24 e 25/12, Mercúrio e Netuno se desentendem. Isso faz com que o raciocínio fique confuso e turvo. É difícil pensar com clareza agora, e pelo contrário, é muito mais fácil ser enganado. É bom tomar cuidado também com o mau uso da palavra, quando se fala (para não ser erroneamente compreendido), e quando ouve. Outra dica é ficar atento aos caminhos, porque é literalmente mais fácil se perder por eles nesses dias.

No final do ano, entre 27 e 29/12, Plutão e Vênus vão estar formando um belo sextil no céu, aumentando a atração física e a paixão entre os pares românticos, nos preparando para um agradável réveillon!