Você com certeza já ouviu falar no ascendente, não é verdade? Ele é a cúspide da primeira casa, e indica a forma como você aparece para as pessoas. Por isso, ele é um dos pontos mais importantes do mapa natal e aponta exatamente o grau e o signo que estavam no horizonte no momento do seu nascimento! 

O ascendente indica sua aparência, seus comportamentos mais automáticos e as suas tendências naturais. Além disso, o ascendente também revela muito sobre sua capacidade de lidar com a vida, suas decisões pessoais e sua vontade. Ele também simboliza o seu eu e o que é ser alguém nesse mundo pra você. O que você demonstra ser, como as outras pessoas o veem, a primeira impressão: tudo isso está ligado ao ascendente. 

O signo do ascendente e os planetas que estiverem na casa 1 também vão influenciar em todas as características acima, acrescentando características e tons adicionais ao seu padrão de comportamento. Além disso, o planeta regente do ascendente também regerá e influenciará esse ascendente. Por exemplo, se o seu Ascendente for em Gêmeos você terá como regente do seu mapa natal o planeta Mercúrio. Nesse sentido, quando falamos em ascendente e para uma análise abrangente do seu mapa natal, é importante levar em consideração: o próprio signo ascendente; os planetas que estão próximos a ele e seus aspectos; os planetas na casa 1 e seus aspectos; o planeta que o rege e seus aspectos, além do signo. 

E aquele papo do “depois dos trinta você se torna o seu ascendente”? 

Você já deve ter ouvido isso de algum amigo curioso e interessado por astrologia. Depois dos trinta anos é comum que você tenha mais autonomia para tomar decisões, sem levar muito em consideração a opinião dos outros. É natural que isso aconteça com a maturidade. Por isso, o que acontece na verdade é que conforme você vai amadurecendo, a tendência é que você fique em maior sintonia com o seu ascendente e não “se torne ele”, como dizem por aí. 

O ascendente é a chave para o nosso crescimento, já que evoluir nada mais é do que ascender! 

Gostou desse conteúdo, mas gostaria de entender mais a fundo as questões em torno do ascendente? Eu, Sérgio Pupo, espero por você no Curso Online de Astrologia da Cia dos Astros!